segunda-feira, janeiro 18, 2016

Força Nacional treina agentes de segurança do RN para atuarem nas Olimpíadas

361 agentes de segurança do Estado receberão treinamento (Foto: Ana Amaral/Portal NoAr)Um grupo com 361 agentes, entre eles, policiais militares, civis e bombeiros, tiveram aulas de capacitação na manhã desta sexta-feira (15), nas disciplinas de
Atendimento Pré-Hospitalar e Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo.

De acordo com o coordenador da 12ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), capitão Assis, 25 policiais instrutores de 14 estados do país estão em Natal dando aula aos agentes de segurança. O objetivo do curso, é nivelar o nível dos agentes de segurança do Estado para que, assim, atuem nos jogos olímpicos.

Policial Militar Adriana de Aquino já havia atuado pela Força Nacional (Ana Amaral/PortalNoAr)
Policial Militar Adriana de Aquino já havia atuado pela Força Nacional (Ana Amaral/PortalNoAr)

Todos os agentes, independente da corporação, serão treinados para atuar em diversos seguimentos. Bombeiros aprenderão a utilizar uma arma menos que letal, como as pistolas de choque, e policiais militares e civis aprenderão a fazer atendimentos pré-hospitalar, como a imobilização e ressuscitação. Ainda estão entras aulas que serão ministradas no curso de capacitação: Gestão de Operações em Grandes Eventos; Busca e Varredura Antibombas; Direitos Humanos; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise.

“A proposta da Força Nacional é integrar as instituições. Por isso todos recebem treinamento igualmente”, reitera.

Por ser um trabalho integrado, não havia diferenciação de sexo durante a capacitação. Apesar de ter uma maioria quase que esmagadora de homens durante o treinamento, as mulheres foram bem representadas. A soldado da Polícia Militar, Adriana de Aquino é uma delas.

Esta é a segunda vez que a PM atua junto a Força Nacional. A primeira foi em 2007, quando a soldado atuou na segurança dos jogos Pan-Americanos. Para a militar, a possibilidade de participar das Olimpíadas é uma “realização pessoal”.

Agentes de segurança recebem aulas de atendimento pré-hospitalar (Ana Amaral/PortalNoAr)
Agentes de segurança recebem aulas de atendimento pré-hospitalar (Ana Amaral/PortalNoAr)

“Atuei pela Força Nacional em 2007 durante o Pan e voltei para o Rio Grande do Norte. Estar novamente na Força Nacional é uma realização pessoal”, afirmou.

Os agentes de segurança que estão recebendo a capacitação da Força Nacional foram escolhidos após passarem por um teste físico e de saúde. Após o treinamento, haverá um processo seletivo para determinar quais agentes irão atuar nas Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Ainda não há um número definido de quantos agentes do Rio Grande do Norte irão para o Rio de Janeiro, no mês julho. No entanto, há uma perspectiva de que aproximadamente 9,6 mil profissionais atuem na segurança do público durante os jogos.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!