quinta-feira, novembro 12, 2015

Secretarias de Saúde foram avisadas de casos de microcefalia há duas semanas

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/As autoridades de saúde do Rio Grande do Norte foram alertadas há duas semanas sobre o aumento de casos de microcefalia em bebês
nascidos no Rio Grande do Norte.

O alerta foi dado pela Sociedade de Infectologia do RN em uma reunião com as secretarias estadual (Sesap) e  municipal (SMS) realizada no Hospital Gizelda Trigueiro.

“Avisamos as autoridades pois detectamos já naquele momento um súbito surgimento de dez casos no RN, quando a média histórica sempre apontava para no máximo um caso por mês”, informou o presidente da sociedade, André Prudente.

Segundo o médico, em todos os casos foram registrados quadros clínicos compatíveis com o Zika Virus, informação também repassadas às secretarias.

De acordo com Andre Prudente, após ter ciência da informação, a Sesap montou um protocolo de conduta para atendimento. A SMS não considerou a existência de surto por não ter recebido nenhuma notificação.

“O fato é que eles deram importância, mas não avisaram à  imprensa”, complementa o médico.

A microcefalia surge, segundo o especialista, na maioria das vezes devido a problemas genéticos.

“A Sindrome de Down e infecções como taxoplasmose e rubéola, por exemplo. Para aparecerem dez casos de uma vez há uma grande possibilidade que surjam de uma doença infecciosa”, complementou Prudente.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!