quinta-feira, novembro 12, 2015

Cinco familiares de paciente com suspeita de ebola são monitorados em BH

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Cinco familiares do paciente internado nesta terça-feira (11) em Belo Horizonte com suspeita de infecção de ebola estão sendo
monitorados. Outros pacientes e profissionais da UPA Pampulha que tiveram contato com o homem também serão monitorados pela Secretaria Saúde de Belo Horizonte. O número total de possíveis infectados não foi divulgado.

O paciente, um brasileiro de 46 anos que chegou recentemente da Guiné, na África, foi transferido para o para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, referência em casos de ebola no país, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ele chegou ao país no dia 6 de novembro e procurou o serviço médico no dia 8 com sintomas de febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Mas apenas na terça-feira (10) à noite foi internado na UPA Pampulha (Unidade de Pronto Atendimento), que foi fechada por tempo indeterminado.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, quando foi verificada a suspeita de contaminação por ebola, o paciente foi isolado e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde foram informados sobre o caso. Essas medidas estão dentro do protocolo nacional estabelecido para este tipo de situação.

Por volta das 13h, ele deixou a UPA Pampulha e foi levado de ambulância para o Hospital Eduardo de Menezes, região do Barreiro, na capital minera. Na transferência, os funcionários usaram roupas especiais para evitar o contágio.

Resultado sai em 24h
Após a internação no instituto, será colhida amostra de sangue para os testes. O primeiro resultado deve sair em 24 horas. Se o primeiro resultado for negativo, será feito novo exame para confirmação 48 horas após a primeira coleta.

Só com os dois exames será possível verificar o diagnóstico do paciente. Até os resultados definitivos, ele permanecerá isolado e recebendo acompanhamento médico. 

O ministro recomendou à população que fique tranquila. O ebola só é transmitido pelo contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. "O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas", esclareceu o ministro. O nome do paciente não foi revelado pelo Ministério da Saúde.

O ebola é uma doença considerada grave e com uma taxa de letalidade que pode chegar a 90%. Atualmente, a Guiné é o último país com casos sendo registrados da doença. Neste ano, os país que tiveram o maior número de casos foram Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!