sexta-feira, novembro 13, 2015

Peritos encontram memória da caixa de voz de avião que caiu em MG

Destroços de um avião são vistos em Chapadão, no interior de Goiás. O jato decolou do aeroporto de Brasília na terça-feira (10) com destino a São Paulo. Dois executivos do banco Bradesco viajavam na aeronave (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) encontraram a memória do gravador de voz da aeronave que caiu na última terça-feira (10) em Guarda-Mor, no
Noroeste de Minas. A peça já foi enviada à sede do Centro, em Brasília, onde será analisada.
No acidente morreram Lúcio Flávio Conduru de Oliveira, de 54 anos, presidente da Bradesco Previdência; e Marco Antônio Rossi, de 54, presidente da Bradesco Seguros e vice-presidente geral do banco; o piloto Ivan Morenilla Vallim, de 63; e o copiloto, Francisco Henrique Tofoli Pinto, 32 anos.
Os peritos do Cenipa não informaram detalhes sobre a localização da memória. A peça está sendo preparada para o processo de extração de dados. Em caso de sucesso, será iniciada a leitura e análise das informações. Ainda segundo o Cenipa, não há prazo para conclusão do procedimento. A equipe de peritos continua no local do acidente para estudos.
Perícia
O trabalho da perícia da Polícia Civil de Paracatu que iria terminar na manhã desta quinta-feira (12) em Guarda-Mor, no Noroeste de Minas, continuou até o fim do dia. "Encontramos um livro, um documento e um cartão magnético praticamente intactos, mas queremos localizar outros fragmentos de corpos e o que pudermos conseguir a mais", disse o delegado Regional Edson Morais. Cerca de 20 policiais permaneceram no local.

Dirigentes do Bradesco Marco Antônio Rossi e Lúcio Flávio de Oliveira morrerm após queda do avião Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Dirigentes morreram após queda de avião
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo o delegado, esse trabalho de buscas é importante até para confortar os familiares das vítimas.  “Dos corpos só encontramos fragmentos de no máximo 10 centímetros. Se juntar todos os fragmentos que recolhemos não dá 10% de um corpo. Estes fragmentos são ossos e pele e não se sabe se é apenas de uma das vítimas ou de mais de uma. Só os exames de antropologia e DNA vão conseguir identificar”, comentou.
Alguns fragmentos dos corpos das vítimas já estão no Instituto Médico Legal (IML) em Belo Horizonte. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o carro funerário com os restos mortais chegou ao IML às 3h40 desta quinta-feira.

Destroços do avião do Bradesco que caiu são encontrados em fazenda Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Fragmentos foram localizados até 300 metros de distância do local do acidente (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Hotel 
O principal hotel de Guarda-Mor que estava com a capacidade lotada pelo Bradesco após o acidente aéreo já voltou ao normal. O gerente do Graúna Palace Hotel, Deiver Mendes, contou ao G1 que os hóspedes liberaram os 18 apartamentos locados nesta quinta-feira. "Eles se hospedaram apenas um dia. O Bradesco realizou as reservas no nome da empresa, então eu não sei de os hóspedes eram familiares das vítimas ou funcionários do banco", contou.

Guarda-Mor hotel (Foto: Vanessa Pires/G1)Bradesco lotou apartamentos de hotel em MG
(Foto: Vanessa Pires/G1)
Acidente
A assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o avião, Citation VII, de matrícula PT-WQH, decolou do aeroporto de Brasília às 18h39 com destino a São Paulo, mas desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04.
Em nota, o Bradesco lamentou a morte dos executivos. A organização expressou condolências e afirmou que eram reconhecidos pelo talento e entusiasmo no trabalho. A presidente Dilma Roussef também enviou nota de pesar.

Aeronave regular e perícia
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o piloto e o copiloto da aeronave que caiu em Guarda-Mor, enquanto transportava dois dirigentes do Bradesco, estavam com licença e habilitação regulares para o modelo do avião – Citation VII.
A Polícia Civil informou que agora os próximos passos são a conclusão dos trabalhos da perícia técnica. "A polícia agora só precisa concluir mesmo os trabalhos periciais. Não tem data para a divulgação dos laudos. Como já está praticamente descartada a possibilidade de acidente criminoso os trabalhos agora ficam a cargo da Cenipa", concluiu o delegado Edson Morais.

Hora 1_bradesco (Foto: reprodução TV Globo)Aeronave estava regular, segundo Anac (Foto: Reprodução TV Globo)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!