sexta-feira, novembro 13, 2015

EUA encontram parte de cargueiro naufragado nas Bahamas

El Faro desapareceu no olho do furacão Joaquin.  (Foto: Reuters/Tote Maritime)Os Estados Unidos informaram nesta quinta-feira (12) que encontraram uma importante parte do cargueiro "El Faro", desaparecido em outubro quando navegava com 33 tripulantes em
águas das Bahamas, uma das regiões atingidas pelo furacão Joaquín.
A Junta Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, sigla em inglês) dos Estados Unidos assinalou, sem oferecer mais detalhes, que a cabine de comando, onde o capitão e parte da tripulação estavam quando o navio começou a afundar, foi achada. Entretanto, as equipes ainda buscam pela gravação das comunicações, que pode explicar o que aconteceu.
Para isso, a NTSB utiliza um veículo de controle remoto que capta imagens da embarcação com uma câmera de vídeo.
As gravações são cruciais para determinar as causas do naufrágio da embarcação, que desapareceu no dia 1º de outubro e cuja proprietária é a empresa TOTE Maritime de Porto Rico.
O cargueiro "El Faro", que tem 240,8 metros de comprimento, foi localizado no dia 31 de outubro a 4.572 metros de profundidade, graças a um sofisticado equipamento de sonar.
Os primeiros resultados da investigação, divulgados no dia 20 de outubro, revelaram que a embarcação zarpou de Jacksonville, na costa leste da Flórida, três horas depois que o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos emitiu o alerta de que a tempestade Joaquín se transformaria em furacão um dia mais tarde, como acabou acontecendo.
Por outro lado, os advogados dos proprietários do navio cargueiro, que tinha 40 anos de navegação, apresentaram em um tribunal da Flórida uma moção na qual reivindicam a "exoneração ou limitação de responsabilidades" pelo naufrágio do navio.
Os advogados da TOTE Maritime solicitaram proteção para qualquer dos recursos apresentados pelas famílias dos membros da tripulação desaparecida.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!