sexta-feira, novembro 13, 2015

Incêndio destrói 40 cisternas de plástico do governo federal no Piauí

Incêndio em cisternas do governo federal em Batalha, no sertão do PiauíCerca de 40 cisternas de polietileno que estavam estocadas em um depósito no município de Batalha (a 155 km de Teresina), no Piauí, foram destruídas por um incêndio
na tarde desta quinta-feira (12).

Segundo a Polícia Militar, o local tinha em torno de 100 equipamentos que estavam à espera de instalação - aproximadamente 40 delas foram completamente destruídas. Os moradores locais conseguiram retirar do local as demais cisternas e evitaram uma destruição ainda maior.

Como não há Corpo de Bombeiros na cidade, o fogo foi apagado por moradores e pela polícia e já foi totalmente controlado. O incêndio começou por volta de meio-dia e durou duas horas. Não houve feridos.

Cada cisterna de polietileno custa em torno de R$ 5.000, e o prejuízo estimado com o fogo deve chegar a R$ 200 mil. Segundo o Ministério da Integração Nacional, as cisternas foram adquiridas pelo órgão, mas ainda não haviam sido repassadas ao governo federal pela empresa vendedora. A pasta não soube informar qual o nome da empresa responsável pelos equipamentos. Também não soube dizer se o prejuízo será arcado pela empresa ou pelo governo.


As cisternas de polietileno passaram a ser usadas no semiárido brasileiro após decreto de 2011. Segundo o Ministério da Integração Nacional elas passaram a ser usadas no lugar das cisternas de alvenaria por "apresentar maior rapidez na instalação da cisterna e permitir total estanqueidade da água armazenada", além de ser uma tecnologia "limpa e ecológica."

Porém, em 2012, o UOL revelou que essas cisternas custam mais que o dobro daquelas feitas de alvenaria e apresentam problemas, como deformação. Entidades criticaram a decisão de usar as "cisternas de plástico", como são chamadas, por acharem também que ela não movimenta renda na região. 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!