sexta-feira, novembro 13, 2015

'Morreu nos meus braços', diz mãe de jovem morto em chacina de 11 no CE

Pedro Alcântara e Antonio Alisson foram alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Terezinha Ferreira Parente (Foto: Arquivo Pessoal)A mãe de Pedro Alcântara Barroso do Nascimento Filho, 18 anos, um dos mortos em chacina na madrugada de quinta-feira (12), na Grande Messejana, em Fortaleza,
disse que tentou socorrer o filho e garante que ele não tinha envolvimento com o crime. "Ele estava a 30 metros de casa. Ele correu para porta de casa pedindo ajuda. Essa criança morreu nos meus braços", afirmou Catarina Ferreira Cavalcante.
Durante o velório do corpo de Pedro na sede de uma empresa de ''táxi amigo'' no Bairro Curió, Catarina mostrou uma declaração de que o filho fazia trabalho voluntário como professor de percussão em uma banda de escola do bairro. "A declaração está aqui em mãos assinada pelo diretor. Creio que se fosse uma pessoa que vivesse à margem da lei ninguém ia me passar uma declaração dessas. É um direito meu como mãe, que meu filho não saia com o nome sujo", disse.
Outro velório que ocorreu no Bairro Curió na manhã desta sexta-feira foi o do adolescente Antonio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos, também morto na chacina. Um amigo que não quis se identificar falou que Alisson foi morto covardemente. "Ele era uma rapaz trabalhador, estudioso, entendeu?  Ele foi botado (sic) de joelho e mandaram as meninas correr e atiraram nele", relatou.
Diretor lamenta morte de ex-alunos
Pedro Alcântara e Antonio Alisson eram alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Terezinha Ferreira Parente, que suspendeu as aulas na noite desta quinta-feira por motivos de segurança.  De acordo com o diretor da escola, Adriano Nascimento da Silva, os dois alunos eram considerados "tranquilos". "Eles estudaram conosco até 2013 e nunca apresentaram nenhum comportamento que comprometesse a conduta deles. O Pedro continuava na escola participando da banda. O clima está muito tenso na escola, de muito pesar", ressaltou.
A escola retomou as aulas normalmente em todos os turnos nesta sexta-feira. Outras duas escolas que suspenderam as aulas, Liceu de Messejana e a Escola Iracema, também retomaram as atividades nesta manhã.
Possível fuga de criminosos
Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (13) mostra momentos depois da morte de quatro das 11 vítimas da chacina na Grande Messejana, em Fortaleza. Nas imagens, é possível ver carros trafegando rapidamente pela Rua Lucimar Oliveira, no Bairro Curió. Segundo moradores que preferiram não se identificar, os veículos seriam dos supostos autores do crime. As imagens de celular foram cedidas à TV Verdes Mares por moradores, em visita à comunidade na manhã desta sexta-feira (13).
Em seguida, o vídeo mostra um carro do programa de policiamento Ronda do Quarteirão parado na rua. Ainda de acordo com os moradores, a polícia chegou ao local depois que cinco pessoas foram baleadas, incluindo os jovens Antonio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos, Pedro Alcântara Barroso do Nascimento Filho, 18 anos, que morreram na hora.
Secretário de segurança comenta caso pela primeira vez
O titular da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Delci Teixeira, falou pela primeira vez nesta sexta-feira sobre a série de assassinatos. Em entrevista ao CETV 1ª Edição, o secretário afirmou que apenas duas das 11 vítimas tinham passagens pela polícia por crimes de ''potencial leve''. Teixeira afirmou ainda que a que série de homicídios pode ser a maior chacina já registrada no estado e chamou de "descabida e desmedida", se comprovada, a motivação do crime ter sido vingança pela morte do policial Vanterberg Chaves.
A SSPDS já identificou os mortos. "Fizemos o levantamento dessas pessoas todas. Elas já estão identificadas. O que se está buscando, se eles têm passagem pela polícia. Muitos são jovens, menores, uma quantidade muito grande de menores, quase 50% das pessoas que foram mortas são menores, mas dessas pessoas todas foi verificada se passaram pela polícia e tivemos apenas duas com envolvimento, mas algo num potencial muito leve, que é um acidente de trânsito e pensão alimentícia, o que não justifica uma morte".
Crime pode ser a maior chacina do Ceará
Ao ser questionado sobre se o crime pode ser considerado a maior chacina já registrada no Ceará, o secretário disse que os elementos apontam para essa constatação: "Me parece que sim, porque nós tivemos uma chacina em Sobral, com seis pessoas. Tivemos uma chacina aqui em Fortaleza envolvendo cinco pessoas e aí uma das linhas da investigação é que uma dessas lideranças seria apontada como responsável por aquela chacina. Mas, seguramente, essa é algo que preocupa porque foram dois homicídios duplos e depois mais dois homicídios triplos, isso já nos dá seis pessoas mais uma de um desses triplos que acabou falecendo no hospital. Então, onze vítimas. Então, realmente, é uma coisa absurda".
O secretário soube do crime quando estava depondo numa Comissão Parlamentar de Inquérito sobre morte de menores no Senado e que se reuniu com o governador na noite desta quinta-feira. "Tomamos diversas medidas no envio de tropas especiais. Pedimos o apoio da Controladoria para que trabalhasse junto conosco nessa apuração e estamos trabalhando. Vamos ver quais os resultados a serem obtidos. Agora, nossa grande responsabilidade no momento é trazer tranquilidade àquela região. Isso nós temos obrigação de providenciar o mais rápido possível".
Ônibus mudam rota
Moradores da Grande Messejana denunciaram nesta manhã que algumas linhas não estão passando pelo Bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza. O G1 tentou falar com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus), mas as ligações não foram atendidas. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que desconhece a mudança no itinerário e que vai investigar o que está acontecendo.
A denúncia dos moradores foi feita um dia após uma série de assassinatos entre a noite de quarta-feira (11) e marugada de quinta-feira (12) na região. Ao todo, 12 pessoas pessoas morreram, incluindo o policial militar militar Valterberg Chaves Serpa, baleado ao tentar proteger a mulher durante um assalto.
As 11 mortes estão sendo investigadas pela polícia. Segundo o chefe do Comando de Policialmento da Capital, coronel Francisco Souto, uma das linhas de investigação apura se há ligação com a morte do policial. "Evidentemente, não se descarta a possibilidade de existir alguma represália por conta da morte do policial", diz.
A identidade dos onze mortos foram divulgadas na noite desta quinta-feira pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS). Quatro pessoas entre os mortos são adolescentes com menos 18 anos; outros três têm entre 18 e 19 anos de idade. Uma outra pessoa assassinada no Bairro São Miguel tem 41 anos. Veja abaixo o nome e idade dos mortos já identificados.
Além da possibilidade de represália pela morte do policial, Souto afirma que há duas outras hipóteses para explicar a série de assassinatos. "Acreditamos que essas mortes estão relacionadas à morte de um traficante aqui da região, morto com 33 disparos, ontem no quarto anel viário. Outra linha de investigação é a prisão de um traficante aqui da Grande Messejana", explica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!