domingo, outubro 25, 2015

No RN, 382 locais recebem candidatos para provas do Enem neste domingo

Enem chega ao segundo dia neste domingo (25). No RN provas acontecem em 382 locais. (Foto: Felipe Gibson/G1)Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltam neste domingo (25) aos 382 locais de prova no Rio Grande do Norte. No segundo dia de avaliação, os candidatos terão 5h30
para resolver 90 questões objetivas e a redação. O exame é utilizado como critério de entrada em todas as instituições de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os órgãos de segurança pública do Rio Grande do Norte iniciam a operação Enem 2015 às 6h com a escolta da distribuição do exame nos locais de prova. Depois de um sábado (24) considerado tranquilo, o Centro de Comando e Controle, que fica no centro administrativo do Governo do Estado, em Natal, mais uma vez será usado para monitorar o andamento das provas na região metropolitana e interior.

A previsão é que a operação seja encerrada após as 19h, quando termina a prova dos candidatos com necessidades especiais que solicitaram um tempo adicional para a realização do exame. Depois do fim das avaliações, as provas serão escoltadas até os locais de armazenamento.

Horário
Os candidatos que farão a prova no RN devem ficar atentos às mudanças de horário de abertura e fechamento dos portões em virtude do horário de verão. Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h pelo horário do Rio Grande do Norte, uma hora a menos do que o horário previsto em edital, que leva em consideração o horário de Brasília. A prova começa 30 min após o fechamento dos portões.

Aline Ferreira chegou atrasada e perdeu o Enem em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)Aline Ferreira chegou atrasada e perdeu o Enem
em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)
O candidato só pode deixar o local de prova duas horas depois do início. No entanto, só poderão levar para casa os cadernos de perguntas os candidato que deixarem as salas 30 min antes do fim da prova.

No domingo, os candidatos tem uma hora a mais (5h30) para resolver as 90 questões de 'Linguagens, Códigos e suas Tecnologias', 'Matemática e suas Tecnologias', além da redação. O candidato tem liberdade para escolher as questões que prefere resolver primeiro, não havendo uma ordem obrigatória.

O que levar 
De acordo com o edital do exame, o candidato deve resolver a prova utilizando exclusivamente caneta preta feita de material transparente (não é permitida caneta azul). Também é obrigatório que o candidato porte um documento de identificação original com foto.

Luiz Neto foi flagrado com carteira no bolso e acabou eliminado do Enem em Natal (Foto: Nathallya Macedo/G1)Luiz Neto foi flagrado com carteira no bolso e
acabou eliminado (Foto: Nathallya Macedo/G1)
Os documentos aceitos, segundo o Inep, são: RG, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Identidade funcional.
É permitido que o candidato leve comida e bebida para a prova. No entanto, não é permitido o uso de óculos escuros, bonés e equipamentos eletrônicos.
Não é obrigatório que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição no dia da prova, porém o Inep recomenda que o candidato leve ou pelo menos anote os dados que estão no cartão (endereço, andar e sala na qual o candidato fará a prova).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!