quarta-feira, setembro 30, 2015

Associação rebate PM e denuncia déficit de quase 6 mil policiais no RN

Associação denuncia déficit maior A Associação de Cabos e Soldados do Rio Grande do Norte (ACS/RN) rebateu as informações da Polícia Militar e denunciou que o déficit de policiais na corporação é bem maior
do que o divulgado. De acordo com Roberto Campos, presidente da associação, se for levado em conta o número estabelecido na Lei Complementar nº 449/2010 que aumentou o efetivo de 12.092 para 13.466 mil homens, o déficit seria de quase 6 mil homens, 2 mil a mais do que o divulgado pela PM.

Segundo Roberto Campos, o quadro funcional da PM é atualmente de 8 mil policiais, mas na prática o número é bem menor em função daqueles que estão afastados por motivo de doença ou cedidos a outros órgãos.

A Polícia Militar informou esta semana que, atualmente, 500 policiais estão afastados do efetivo presente nas ruas prestando serviço para a população. Desse total, metade esta afastada de forma temporária e a outra de maneira definitiva, ou porque pediu dispensa ou por exoneração a pedido do comando geral.

O efetivo de PMs conta ainda com um déficit de 167 homens que estão cedidos a outros órgãos. Esse número já chegou a ser de 229, porém 62 foram redirecionados às suas funções de origem por determinação da Secretaria de Segurança Pública (Sesed).

Roberto avalia ainda que enquanto o efetivo da Polícia Militar só diminui, a violência tem crescido vertiginosamente. “O ideal é chegarmos pelo menos próximo desse número previsto em lei”, observou.

Contrariando os números divulgados pela ACS/RN a PM informou que o déficit de policiais no RN é de 4 mil homens, enquanto o efetivo total é de 8.700, incluindo aqueles que estão afastados por motivo de doença.

De acordo com o major Castelo Branco, o principal empecilho para que o RN não chegue a esse efetivo previsto em lei é a falta de reposição daqueles que deixam a corporação, ou por motivo de doença ou através de processo de aposentadoria.

Proporção

Estudo realizado pelo IBGE apontou que o efetivo de policiais militares no RN está abaixo do recomendado pela União das Nações Unidas (ONU) para quem a segurança do cidadão deve vir na proporção de um policial para cada 250 habitantes. No RN essa proporção é de um policial para cada 378 habitantes.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!