quinta-feira, agosto 13, 2015

Vendas do varejo potiguar fecham em alta

RN segue com desempenho melhor que a média nacionalAs vendas do Comércio Varejista Ampliado no Rio Grande do Norte registraram alta de 1,2% em junho sobre o mesmo mês de 2014. O incremento, no entanto, não foi suficiente para reverter o saldo do
primeiro semestre, que encerrou com queda de 1,9% sobre igual período de 2014.

Os números potiguares continuam melhores que as médias nacionais (-3,5% em junho e -6,4% no acumulado do primeiro semestre). Os números foram divulgados ontem pelo IBGE.

“Podemos dizer que foi um bom número o de junho. Não é segredo para ninguém e muito já falamos sobre o cenário conturbado que vivemos na economia, com um quadro combinado de juros altos, crédito escasso, alta de tarifas, desemprego e inflação em alta. Tudo isso concorre para a queda no consumo e, diante de tudo, emplacar um crescimento, ainda que pequeno, é muito positivo”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O grande trunfo do RN no mês de junho foi o Dia dos Namorados, uma data na qual o comércio potiguar apostou fichas altas, realizando promoções e investindo fortemente em divulgações. Isto fez com que segmentos como Perfumaria (com + 6,2%), Artigos de Informática (+7,9%) e Lojas de Departamentos (classificado pelo IBGE como “Outros artigos pessoais e domésticos” e cujas vendas subiram 1,8%) pesassem positivamente na composição dos números. Uma ligeira retomada do setor de materiais de construção (+1%) também contribuiu.

Acerca do fato de o RN manter números (tanto em junho quanto no acumulado do primeiro semestre) melhores que os da média nacional, o presidente Marcelo Queiroz diz que isso pode estar ligado ao fato de que vivemos uma retomada, ainda que tímida, da atividade do maior pilar da nossa economia: o turismo.

“Temos visto alguns números positivos neste segmento. Novos voos (na esteira da desoneração do ICMS), incremento de 8% no volume de passageiros registrado pelo nosso aeroporto e uma maior visitação do turista interno – que se viu obrigado a desistir de viagens internacionais em virtude da alta estratosférica do dólar. Certamente que isso teve um impacto nos números do RN”, pontua.

SEMESTRE RUIM
Apesar do bom número em junho, o presidente Marcelo Queiroz chama a atenção para os dados negativos do acumulado no semestre. A retração de 1,9% é a menor desde 2009 (e mesmo assim, naquele primeiro semestre, as vendas emplacaram uma tímida alta, de 1,3%, no RN).

Desde então, o crescimento tem sempre ficado entre 5% e 10% com o primeiro ponto fora desta curva tendo sido registrado no primeiro semestre do ano passado, que emplacou alta de 3,2%.

“De fato, os números do primeiro semestre assustam sobretudo se compararmos com iguais períodos de anos anteriores. Tomando o incremento de 3,2% que tivemos de janeiro a junho do ano passado, por exemplo, verificamos que as vendas acumulam um desempenho negativo que aponta para a perda de 5,1%, o que quer dizer que o varejo potiguar deixou de faturar cerca de R$ 841 milhões nestes seis primeiros meses de 2015”, afirma Marcelo Queiroz.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!