quarta-feira, agosto 19, 2015

Renan cancela novamente sessão conjunta do Congresso

Servidores do Judiciário fazem protesto em frente ao Congresso Nacional para pedir reajuste salarialO presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cancelou novamente a sessão de apreciação de vetos presidenciais que ocorreria na
manhã desta quarta-feira (19).

Há cinco meses deputados e senadores não se reúnem para tratar das interdições determinadas pela presidente Dilma Rousseff –a última sessão do Congresso ocorreu em 11 de março– e ainda não há previsão da convocação de nova sessão.

Os líderes do Senado já haviam decidido não apreciar um dos vetos polêmicos que estavam na pauta: do reajuste do Judiciário, apesar de, desde terça-feira (18), manifestantes terem tomado conta do gramado em frente ao Congresso.

A presidente Dilma vetou totalmente o projeto de lei que reajusta os salários do Judiciário em até 78,56%. A decisão foi publicada no Diário Oficial em 22 de julho.

Segundo o Planalto, a proposta geraria um custo adicional de mais de R$ 25 bilhões nas contas públicas nos próximos quatro anos.

Apesar do acordo entre governistas, sem incluir esse item, já havia uma promessa da oposição de obstruir a sessão, que votaria outros 19 vetos da presidente.

Dilma também vetou, dessa vez parcialmente, o projeto de lei de conversão, que flexibiliza o fator previdenciário. Os sete vetos aplicados ao Código de Processo Civil (CPC) também estavam na pauta.

No caso da regulamentação da fusão de partidos, a presidente vetou o trecho que trata da concessão a partidos fundidos os benefícios garantidos a novas legendas, que podem receber detentores de mandatos filiados a outros partidos no prazo de 30 dias, sem que isso acarrete perda de mandato. 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!