terça-feira, junho 30, 2015

Parceria Alemanha-RN garante investimento de R$ 2 milhões em qualificação profissional

(Foto: Divulgação/Fiern)O intercâmbio entre o estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha, e o Rio Grande do Norte está rendendo bons frutos. Foi anunciada nesta segunda-feira
(29) a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) e a Câmara de Formação de mão-de-obra do estado alemão para qualificação de profissionais e troca de experiências na área da construção civil.

O investimento previsto para a iniciativa será de R$ 2 milhões pelo governo alemão. A expectativa é que a parceria, alinhavada por meio de um protocolo de intenções assinado entre as partes envolvidas, seja posta em prática já a partir do segundo semestre deste ano de 2015.

O cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert, comentou que o trabalho já firmado será para a qualificação de mão de obra na construção civil sustentável. O programa tem duração de três anos e é composto por três cursos.

“Um curso será a especialização dos professores do Senai na Alemanha; outro são arquitetos e engenheiros alemães que será realizado no estado;  e outro com pedreiros e eletricistas, funcionários que colocam a mão na massa, com professores alemães”, detalhou Axel.

A iniciativa pioneira, a ser aplicada no RN, está tramitando e poderá ser realizada em nível nacional, por meio do Senai, abrangendo vários estados brasileiros.

A comitiva alemã que está em Natal segue em fase de prospecção de outras formas de cooperação para a qualificação da mão de obra nas áreas de turismos e energias renováveis. A visita é consequência da vinda dos alemães em abril deste ano, promovida pela Fecomércio e Fiern.

Nesta segunda-feira (29), o grupo visitou as instalações da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Senai, Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), para conhecer o trabalho.

Parceria

O presidente da Fiern, Amaro Sales, reforçou o apoio do Sistema para fortalecer as parcerias com a Renânia-Palatinado.  “Nosso papel como gestor do Sistema é colocarmos em prática essa parceria que tem dado certo com o Estado da Renânia Palatinado”, afirmou Amaro.

Karen Kriz, da Câmara de Formação de Mão-de-Obra da Renânia, garantiu que o estado alemão está disposto a fechar parcerias com o Rio Grande do Norte através dos serviços em educação, tecnologia e inovação desenvolvidos pela entidade.

“Por este motivo, estamos aqui no Estado para ouvir do Presidente Amaro se as linhas que pretendemos trabalhar são também de interesse local. Nós faremos a nossa parte para que tudo dê certo com relação a esses projetos”, afirmou Karen Kriz. Além de Karen, compõem a comitiva Matthias Fuchs, da Câmara de Formação de Mão-de-Obra; Linda Schraml, da organização de desenvolvimento na Alemanha; e Rolf Speit, avaliador externo de projetos.

Agenda

Na terça-feira (30), a comitiva visita a sede da Fecomércio RN e as unidades do Senac, para conhecer o trabalho da entidade para o turismo. Na quarta-feira (1º), o grupo alemão se reunirá com empresários que investem no estado em energias renováveis e na quinta-feira (2), será apresentado pelo grupo as conclusões e os trabalhos possíveis de ser realizados com as entidades potiguares.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!