terça-feira, janeiro 13, 2015

Equipes recuperam segunda caixa-preta do voo da AirAsia

Caixa-preta do voo da AirAsia QZ8501 é transferida para um compartimento transparente após chegar à base aérea de Pangkalan Bun, na Indonésia. O equipamento foi encontrado por mergulhadores e deve ajudar a esclarecer o acidente aéreo (Foto: Darren Whiteside/Reuters)As equipes de resgate da Indonésia conseguiram recuperar nesta terça-feira (13) a segunda caixa-preta do avião da AirAsia, que se acidentou há duas semanas no mar de Java
com 162 pessoas a bordo, informou a imprensa local.
"O CVR (Cockpit Voice Recorder, gravadora) foi encontrado e retirado do fundo do mar", declarou um funcionário das buscas sob anonimato.
O dispositivo, que contém a gravação das conversas entre os pilotos e a torre de comando nos últimos 30 minutos de voo, foi encontrado a poucos metros do local onde foi localizada nesta segunda-feira (12) a primeira caixa-preta, que contém o registro dos dados de voo, segundo a emissora local 'Metro TV'.
Esta caixa retangular de cor laranja, que contém as comunicações orais entre os pilotos do avião e o controle aéreo, já está a bordo do navio de guerra indonésio KRI Banda Aceh, disse a fonte.
Ela será enviada para a capital do país, Jakarta, onde será analisada pelos especialistas. O gravador de voz da cabine é vital para entender o que causou a queda do avião. Além disso, o registro de dados do voo oferecerá informações como altitude, velocidade e peso da aeronave no momento do acidente.

As caixas-pretas foram detectadas no domingo no mar a uma profundidade de cerca de 30 metros, mas não puderam ser resgatadas porque estavam presas entre destroços da fuselagem do avião.

Explosão no ar
Segundo a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, provavelmente o avião sofreu uma explosão antes de atingir a água. Segundo S.B Supriyadi, diretor da agência, os destroços encontrados indicam que houve uma mudança de pressão na aeronave antes de ela atingir a água, cuja causa provável é uma explosão.
“Minha análise é, baseada nos destroços encontrados e em outras informações, que o avião sofreu uma explosão antes de cair na água”, disse Supriyadi a repórteres.
De acordo com ele, o lado esquerdo do avião parece ter se desintegrado, apontando para uma mudança de pressão que pode ter sido causada por uma explosão. A informação, entretanto, foi questionada pelo Comitê Nacional de Segurança nos Transportes. “Não há nenhum dado que suporte este tipo de teoria”, afirmou Santoso Sayogo, investigador do comitê.

Vítimas
Mais cedo, Supriyadi explicou a jornalistas que um objeto que se acredita ser o corpo principal do avião também havia sido detectado perto da fonte dos sinais. Segundo o funcionário, a maior parte dos corpos deve estar presa na cabine, o que significa que chegar até esta parte dos destroços é prioridade máxima.
Segundo a Agência Meteorológica indonésia, foi uma forte tempestade que ocasionou a queda do A320-200 durante seu voo entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura. A resposta definitiva poderá ser dada, porém, somente quando as caixas-pretas forem analisadas.
Até o momento, 48 corpos foram recuperados, das 162 pessoas a bordo.

Acidente
O voo QZ8501 decolou da cidade de Surabaia, na ilha de Java, no dia 28 de dezembro e deveria ter aterrissado em Cingapura cerca de duas horas depois, mas caiu no mar de Java 40 minutos após partir.
A aeronave transportava 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura, entre passageiros e tripulação.
O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés com o objetivo de contornar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.
Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia sumido dos radares.

Fonte: G1

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