quarta-feira, novembro 12, 2014

Precariedade das Centrais do Cidadão ficam de herança para Robinson

Central-do-Cidadao-do-Alecrim--HD---(9)Os problemas nas Centrais do Cidadão em Natal, que se alastram há muitos anos, continuam prejudicando os serviços e o
atendimento à população. Falta paciência e sobra reclamação nas pessoas. Das cinco unidades que deveriam estar à disposição dos natalenses, apenas três estão em funcionamento precário. Para os usuários, o governador eleito para o mandato dos próximos quatro anos no Governo do Estado, Robinson Faria, terá muito trabalho pela frente, caso estabeleça as Centrais como prioridade em sua gestão.

Só a Central do Cidadão no Alecrim, localizada em região central da cidade, tem uma demanda diária de aproximadamente 1.300 pessoas, interessadas nos serviços do Banco do Cidadão, das secretarias de tributação do Estado e do Município (SET e Semut), da Delegacia Regional do Trabalho, Detran, alistamento militar, Caern, Itep (emissão da primeira via do RG) e Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Fora esses atendimentos, cerca de mil pessoas ainda comparecem diariamente à unidade do Alecrim atrás de serviços da Coordenadoria de Identificação do Itep (Coid), para emissão da segunda e terceira via do RG e receber na hora- serviço que não é disponibilizado na Central do Cidadão localizado no Via Direta e na Zona Norte.

Esse é o caso do técnico de refrigeração Daniel Oliveira, 35. Segundo ele, o “desserviço das Centrais é uma vergonha para a população”. Daniel foi ao Alecrim para solicitar sua segunda via da Identidade e passou mais de uma hora em fila, debaixo do sol, fora da unidade, até ser atendido.

“Tem gente que chega aqui às 4h da manhã e ainda não consegue ser atendido no dia. Nenhum serviço funciona com qualidade. Quem vem atrás de emprego no Sine tem que trazer dinheiro ou uma marmita para almoçar, senão morre de fome devido a demora no atendimento”, conta.

Para Daniel, os maiores problemas são causados pela péssima estrutura física, baixo número de funcionários e falha nos serviços que dependem da internet. “Em tempo de alta tecnologia, a Central do Cidadão está sempre ultrapassado. A falta de capital humano pede agilidade nos processos, mas os processos não são ágeis porque a internet é lenta e o sistema fica fora do ar constantemente”, destacou.

O aposentado Antônio Fernandes Torres, 67, também se queixou da qualidade do atendimento. “Fui atendido rápido, por ser preferencial, mas não souberam me explicar o que preciso fazer para tirar minha segunda via do RG. Não perdi o documento, só quero atualizar. Sou natural de Recife e eles me pediram a cópia da Certidão de Nascimento, que está lá. Não tenho como ir lá só pegar isso”, afirmou.

Gerente da Central do Cidadão do Alecrim há quatro anos, e há dez anos servidor do sistema, Aurélio Marques conta que seu maior problema em administrar a Central é com relação a falta de estrutura. “Hoje temos 90 funcionários que conseguem dar conta da demanda. Mas essa alta demanda acaba sofrendo com os problemas estruturais, que vão desde filas formadas fora da unidade até poucos banheiros disponíveis. Só temos dois banheiros para toda essa demanda diária que atendemos. Imagina como é complicado”, conta Aurélio.

“O que mais precisamos aqui é de reforma. É isso que eu pediria ao próximo Governo, Mais estrutura para receber as pessoas bem. Tudo aqui é muito difícil”, destacou Aurélio Marques.

Críticas e promessas do próximo governador

Antes do início da campanha para o Governo do Estado, Robinson Faria, que participa do atual governo como vice-governador, chegou a fazer duras críticas à gestão Rosalba Ciarlini por abandonar as Centrais do Cidadão. No mês de setembro do ano passado, em programa particular de rádio -com alcance em diversos municípios do RN – Robinson considerou que ‘o que era ruim, está ainda pior’.

“Eu conheço diversas Centrais do Cidadão que estão fechando por falta de pagamento de aluguel ou pagamento aos servidores. As Centrais do Cidadão são um grande descaso desse Governo”, disse, naquela época. “A omissão do Governo é imensa. Muitas centrais funcionam quase sem nenhum serviço”, destacou.

Nesse mesmo programa, Robinson Faria chegou a justificar os problemas nas Centrais do Cidadão como oriundos da “falta de gestão” e da “falta de vontade política”. Hoje, como Governador Eleito, ele assumiu o compromisso de reestruturar as Centrais do Cidadão em todo o RN e criar novas unidades pelo o Estado.

Fonte: Portal JH

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