quarta-feira, agosto 13, 2014

Cirurgias eletivas voltam a ser realizadas no RN, mas só nesta quinta

Nestes 10 dias de paralisação das cirurgias eletivas em Natal, corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel ficaram lotados (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Depois de nove dias paralisados, os médicos cooperados do Rio Grande do Norte voltarão a realizar cirurgias eletivas em Natal. Os profissionais
receberam parte do pagamento atrasado, mas só devem retomar os procedimentos médicos nesta quinta-feira (14). Nesta quarta (13), segundo a categoria, serão feitos os reagendamentos das cirurgias que deixaram de ser feitas no período. São cerca de 700, que devem acontecer ao longo dos próximos 15 dias.
A suspensão do serviço foi um protesto contra o atraso no pagamento dos salários dos médicos que atendem casos de média e alta complexidade. Cinco meses estavam em aberto. Parte da dívida que o estado tem a Secretaria de Saúde de Natal foi paga nesta terça-feira (12), algo em torno de R$ 4,5 milhões. O valor liberado é suficiente para pagar três dos cinco meses de salários atrasados. O pagamento do restante já está em negociação.
A maioria das cirurgias atrasadas são das áreas oncológicas e ortopédicas. Nestes 9 dias, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade da rede de saúde do Rio Grande do Norte, ficou superlotado. Nesta terça, por exemplo, 58 pacientes esperavam por cirurgia. Trinta e dois deles alojados nos corredores. Sem leitos disponíveis, as macas do Samu foram usadas e as ambulâncias ficaram presas no hospital, sem poder retornar às ruas para dar atendimento à população.
Para regularizar o atendimento, os médicos anunciaram que irão trabalhar em horário extra, inclusive nos fins de semana. A remarcação das cirurgias vai ser feita por telefone.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!