terça-feira, junho 10, 2014

Iraque diz que armará voluntários para lutar contra insurgentes

Famílias iraquianas fugindo da violência na província de Nínive se acumulam em posto de controle curso em Aski kalak nesta terça-feira (10) (Foto: Safin Hamed/AFP)O governo iraquiano fornecerá armas aos cidadãos voluntários para lutar contra os insurgentes, anunciou nesta terça-feira (10) o
primeiro-ministro.
"O governo criou uma célula de crise para supervisionar o voluntariado e distribuir armamento aos cidadãos voluntários", afirma um comunicado divulgado pela televisão estatal depois que toda a província de Nínive (norte) caiu em mãos dos rebeldes.
"O governo saúda a vontade dos cidadãos e membros das tribos de se apresentar voluntariamente e pegar em armas para defender a pátria e vencer o terrorismo", acrescentou.
Maliki também anunciou a decisão de "reestruturar e reorganizar" as forças de segurança e reformular os planos de crise.
Além disso, pediu ao Parlamento que "anuncie o estado de emergência".
As autoridades anunciaram nesta manhã que os rebeldes haviam assumido o controle de Mossul e de toda a província de Nínive.
Esta é a primeira vez que os rebeldes tomam o controle de uma província inteira no país.
Depois de assumir o controle de Nínive, que te população de 3,5 milhões de habitantes, os insurgentes seguem para a província de Salahedin com o objetivo de 'invadir', afirmou Nujaifi.
"Até o momento não tive nenhum contato com o primeiro-ministro e comandante das Forças Armadas, Nuri al Maliki", disse.
"Estive em contato com o vice-ministro do Interior, com o governador da região autônoma do Curdistão, Masud Barzani, e com algumas autoridade do exército e de partidos políticos", declarou.
O presidente do Parlamento considera que "é necessário mobilizar todas as forças do Iraque e alertar os dirigentes do mundo para enfrentar a ofensiva terrorista".
"Se esta ofensiva não for contida na fronteira de Nínive, será ampliada a todo Iraque", advertiu.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!