segunda-feira, maio 26, 2014

Ucrânia lança ataque contra rebeldes que invadiram e incendiaram aeroporto

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Aviões de combate do governo ucraniano conduziram ataques aéreos contra rebeldes pró-Rússia
que invadiram e incendiaram o aeroporto internacional de Donetsk nesta segunda-feira (26), enquanto ambos os lados encenam uma agressiva demonstração de força após a eleição de um novo presidente, Petro Poroshenko.

Em incidente diverso, na estação ferroviária de Donetsk, pelo menos uma pessoa foi morta, em meio a confrontos entre militares ucranianos e separatistas.

Jornalistas da Reuters viram fumaça negra emanando de uma das áreas do aeroporto após cerca de duas horas de sucessivas explosões e tiroteios, enquanto jatos sobrevoavam o local. Uma autoridade do setor de segurança disse que paraquedistas haviam pousado em meio a um dos piores confrontos na Ucrânia desde o início da violência no leste, há dois meses.

"Os ocupantes ucranianos estão bombardeando o aeroporto internacional de Donetsk. Há caças-bombardeiros. Sobre o céu de Donetsk há aviões e helicópteros", diz um comunicado da autoproclamada República Popular de Donetsk. 

Um porta-voz da operação conjunta das forças ucranianas na região disse ter esgotado o prazo para que os rebeldes se rendessem e que dois jatos Sukhoi Su-25 haviam feito disparos de alerta em torno do Aeroporto Internacional Sergei Prokofiev.

"Em resposta, os guerrilheiros abriram fogo a esmo com todo o tipo de armas", disse ele, antes de um MiG-29 também ser acionado.

Um segundo porta-voz, Vladislav Seleznyov, disse que "um MiG-29 participou de um ataque aéreo sobre a área onde os terroristas estão concentrados". Pelo Facebook, Seleznyov disse ainda que os aviões ucranianos destruíram um sistema de defesa antiaéreo instalado no aeroporto e utilizado contra as forças ucranianas.

Aeroporto invadido

O aeroporto, cujo terminal de última geração foi construído por ocasião do torneio de futebol Euro 2012, foi atacado na madrugada de hoje. Dezenas de homens armados invadiram o local e se identificaram apenas como representantes da "República Popular de Donetsk". Sem encontrar resistência e sem violência, os rebeldes pediram às tropas ucranianas que guardavam o recinto para que fossem embora.

Na sequência, o aeroporto foi evacuado e fechado --- todos os voos cancelados.

Três caminhões com cerca de uma centena de homens armados vestindo uniformes militares e alguns com uma fita preta e laranja de Saint-Georges, símbolo dos rebeldes, chegaram como reforços nesta manhã entrando nas instalações do aeroporto.

Poucas horas após a vitória do bilionário Petro Poroshenko à presidência da Ucrânia e o anúncio de que ele visitaria a região mineradora de Donbass, que inclui Donetsk e Lugansk, duas localidades reduto da insurgência armada pró-russa, a mensagem enviada pelos separatistas ao futuro presidente foi clara: você não aterrissará aqui.

"O aeroporto não estava sob nosso controle, mas tivemos que mudar a situação", porque "mercenários chegavam em nosso território" por esta porta, explicou durante coletiva de imprensa Denis Puchiline, um dos líderes separatistas de Donetsk.

Para os separatistas, o presidente Porochenko é "ilegítimo". Eles continuam a exigir a retirada das tropas ucranianas de "suas terras" e proclamaram a lei marcial na região. 

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!