segunda-feira, maio 26, 2014

22 cidades do RN estão em regime de racionamento de água

 http://www.cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) informou que 22 cidades do Estado estão em racionamento, por conta da falta de água. Outras oito
municípios estão em colapso total.

A maior parte dos municípios do Alto Oeste e Seridó está sendo abastecida por algum tipo de sistema de rodízio, mas a Caern não soube precisar quantos ou quais enfrentam essa situação.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SEMARH), se reúne com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e Caern para discutir alternativas para o abastecimento do Seridó.

O debate acontece em Currais Novos, cidade com abastecimento também crítico, que desde 2013 têm a água fornecida em regime 24h-48h. Cada um dos três setores divididos pela companhia recebe água por 24 horas e tem o abastecimento suspenso por 48 horas. Em Currais Novos, choveu apenas 257,7mm desde o começo do ano.

De acordo com o meteorologista-chefe da Emparn, Gilmar Bistrot, a estimativa é que as chuvas no Litoral e Agreste do RN tenham início no final de maio e se estendam por até três meses. A previsão é de precipitações “dentro da normalidade” para as duas regiões: no Litoral, o volume de chuvas fica entre 500mm e 600mm; já no Agreste, a estimativa fica entre 200mm e 400mm.

Porém, no Alto Oeste e Seridó, onde a pouca chuva não melhorou o nível dos mananciais, o sertanejo não pode ter tanta esperança.

Reprodução Cidade News via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!