quinta-feira, maio 15, 2014

Após risco de infecção, maternidade de Natal recebe 30 coletores de urina

Servidores precisam se revezar a cada 30 minutos para recolher urina em Natal (Foto: Divulgação/Sindsaúde-RN)A administração da Maternidade das Quintas, na zona Oeste de Natal, confirmou que recebeu 30 coletores de urina durante a noite desta quarta-feira (14). A medida foi tomada após denúncia feita pelo pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande
do Norte (Sindsaúde-RN), que mostrou o caso de uma paciente que havia acabado de dar à luz e passou horas tendo a urina recolhida manualmente por técnicos de enfermagem. O procedimento, segundo o próprio Sindsaúde, deixou a mãe com risco de pegar uma infecção hospitalar.
O G1 entrou em contato na manhã desta quinta-feira (15) com a administração da unidade, que confirmou o recebimento do material enviado pela Secretaria Municipal de Saúde. Porém, apesar dos novos coletores, o sindicato considera que a quantidade é insuficiente para o tamanho da unidade.
O Sindsaúde informou também a paciente continua internada. Ela deu à luz no começo da tarde desta quarta por cesariana e precisou ficar repousando na cama por 12 horas por causa da anestesia.
A diretora do sindicato, Célia Maia, afirmou que a quantidade de coletores não resolve o problema. "Foram apenas 30 coletores, número que é insuficiente para manter uma unidade como a Maternidade das Quintas. Dependendo da quantidade de mulheres para serem atendidas, esses 30 coletores não chegam nem até o final do mês", observou.
Ainda de acordo com a diretora do Sindsaúde, além dos coletores, a Maternidade das Quintas necessita de vários outros itens de uso de diário. "Além do coletor, faltam luvas e antibióticos. São vários itens que não podem deixar de ter no estoque da maternidade", ressaltou Célia.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!