domingo, abril 06, 2014

Moradores protestam no Chile por atraso em ajuda após terremoto

Pessoas caminham ao longo de uma estrada rachada após terremoto em Iquique, norte do Chile (Foto: Aldo Solimano/AFP)Um grupo de moradores de Iquique, cidade mais afetada pelo terremoto de terça-feira (1) e suas réplicas, protestou neste sábado (5) pela
demora na chegada da ajuda.
As pessoas afetadas nas zonas mais altas de Iquique, de cerca de 180.000 habitantes, bloquearam ruas com barricadas e queimaram pneus para denunciar o 'abandono' da região pelas autoridades depois dos tremores, informou a imprensa local.
Um terremoto de magnitude 8,2 na escala Richter, e uma réplica de 7,6 sacudiram na terça e na quarta-feira esta cidade do norte do Chile, localizada cerca de 1.800 km ao norte de Santiago, afetando o abastecimento de água e luz, restabelecidos apenas parcialmente.
'Estamos desamparados. Do alto, olhamos para Iquique e vemos que já têm luz e nós, nada', indicou para o site do jornal El Mercurio Juana Mamani.
Na sexta-feira, um grupo de cerca de 500 pessoas protestou apara denunciar a lentidão na chegada de ajuda.
O fornecimento de energia foi restabelecido em 85% da região de Tarapacá (Iquique), segundo o ministro da Energia, Máximo Pacheco.
'Se nada acontecer (uma nova réplica), acredito que estamos a poucos dias de alcançar 100%' dos serviços básicos, disse Pacheco.
No entanto, o ministro da Defesa, que junto com o do Interior estão mobilizados na zona de catástrofe, garantiu que estão chegando as primeiras barracas para os desabrigados.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!