domingo, abril 06, 2014

Plano operacional da Copa será avaliado no clássico ABC X América deste domingo

Blog Cidade News Itaú O Corpo de Bombeiros Militar do RN irá neste domingo (6) realizar um simulado operacional visando avaliar o plano de operações que está sendo construído pela
corporação para a Copa do Mundo da FIFA 2014. A ação reunirá cerca de 60 militares que atuarão distribuídos em atividades de prevenção e combate a incêndio e pânico, atendimento pré-hospitalar de urgências, salvamentos, entre outras.

De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, a data foi escolhida em função do clássico potiguar que acontece neste domingo, no Arena das Dunas, entre os times ABC e América, valendo pela decisão do segundo turno do estadual, quando a expectativa de público é em torno de 20 mil torcedores.

“Estaremos integrados aos demais órgãos de segurança e socorro, como o Samu, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Policia Civil e Itep, a fim de testar, efetivamente, o nosso planejamento para a copa. O clássico entre o ABC e América sempre reúne um quantitativo expressivo de torcedores, o que é bom para o nosso simulado”, disse o Coronel Dantas.

Segundo o Coronel Elizeu Dantas, o simulado tem por objetivo também avaliar o cronograma desde a apresentação dos militares no quartel até o a liberação destes pós-evento.

“Iremos cronometrar o tempo gasto pelo Corpo de Bombeiros desde a apresentação dos militares, equipagem, deslocamento do comboio, distribuição do efetivo no terreno, atendimentos realizados, retorno ao quartel e fim do serviço. É preciso contabilizar o tempo resposta necessário para um evento de grande público e buscar alternativas práticas para aprimorar os nossos serviços”, destacou o Comandante.

A ação está prevista para iniciar às 16 horas, no Quartel do Comando Geral do CBMRN, na Avenida Prudente de Morais, 2410, Barro Vermelho, em Natal. 



Bombeiros do RN receberam treinamentos em Estádios

Em 2012, o Corpo de Bombeiros do RN realizou dois Cursos Básicos de Operações em Estádios (CBOE) que tem por objetivo capacitar agentes de segurança pública a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público.

Durante o curso, os bombeiros tiveram contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.

O CBOE tem como referência os procedimentos adotados pelos órgãos de segurança, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol no Estado do Rio de Janeiro. O

RN foi o segundo estado do país a realizar um Curso específico nesta área.

Reprodução Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!