quinta-feira, abril 10, 2014

Busca de avião da Malaysian deve ser a mais cara da história da aviação

Navio da Marinha australiana Ocean Shield reboca um mergulhador, durante operação de busca pelo avião da Malaysian Airlines, no Oceano Índico meridional, em  8 de abril. Foto: DivulgaçãoA busca pelo avião da Malaysian Airlines desaparecido há um mês deve custar centenas de milhões de dólares, tornando-se a mais cara operação desse tipo na história da
aviação, com a participação de aviões, navios, submarinos e satélites de 26 países.

Estimativas compiladas pela Reuters mostram que pelo menos 44 milhões de dólares já foram gastos na mobilização de embarcações e aeronaves militares por parte da Austrália, China, EUA e Vietnã, no oceano Índico e no mar do Sul da China.

A cifra se baseia em estatísticas relativas ao custo por hora de vários equipamentos, avaliações de analistas de defesa e custos divulgados pelo Pentágono.

O valor do primeiro mês de buscas já é praticamente idêntico ao valor oficialmente gasto –em vários meses dispersos ao longo de dois anos– nas buscas pelo avião da Air France que caiu no Atlântico na rota Rio-Paris, em 2009.

Mas especialistas em resgates dizem que a conta total daquela operação pode ter sido três ou quatro vezes superior à cifra oficial, de modo que uma extrapolação para o caso do voo MH370 indica um valor na casa das centenas de milhões de dólares.

Reprodução Cidade News Itaú via Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!