quinta-feira, abril 10, 2014

Avó é presa após fugir com neto de São Paulo para o Uruguai

Uma mulher de 63 anos foi presa nessa quarta-feira (9) na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, após ter sua prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo. Ela é suspeita de
sequestrar o neto, um menino de sete anos, de quem tinha a guarda provisória, retirada há alguns meses por determinação da Justiça. O menino está agora sob a guarda do Conselho Tutelar. 

A avó materna –cuja identidade não foi divulgada para preservar a criança-- teria decidido fugir com o menino depois que a Justiça de Franca (400 km de São Paulo) decidiu devolvê-lo à mãe. A idosa era a responsável legal pela criança desde a separação dos pais. No fim do ano passado, ela desapareceu com o garoto ao saber que perderia sua guarda. 

Depois de meses de investigação, a polícia constatou que a mulher utilizava uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade gaúcha de Santana do Livramento (489 km de Porto Alegre) para sacar sua aposentadoria. Os funcionários do banco, então, foram instruídos a avisar as autoridades quando ela retornasse ao local.   

Foi o que aconteceu nessa quarta-feira. Soldados da Brigada Militar foram chamados e prenderam a suspeita. Ela residia na cidade vizinha de Rivera, no Uruguai, na companhia do neto e do pai da criança, seu filho. A polícia investiga a participação do pai da criança na fuga.

A mãe viajará ao Rio Grande do Sul para buscar o menino, enquanto a avó está na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento à disposição da comarca de Franca. "Ela disse que fugiu por estar sendo perseguida pela família da mãe do menino, que seria influente na cidade", afirmou o delegado regional da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Eduardo Sant'Anna Finn. Segundo ele, são comuns na região fronteiriça casos semelhantes, em que casamentos entre brasileiros e uruguaios se desfazem e uma das partes foge para o país vizinho com os filhos. 

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!