quarta-feira, março 26, 2014

Justiça interdita parcialmente três presídios no Maranhão

Os três presídios da cidade de Imperatriz (a 630 km de São Luís) estão impedidos de receber novos internos por conta de superlotação.
A informação foi divulgada nessa terça-feira (25) pelo MPE (Ministério Público Estadual), que moveu uma ação cautelar solicitando a abertura de novas vagas para receber presos e também estrutura para separar os internos por regime de pena, de acordo com a LEP (Lei de Execuções Penais).



Segundo decisão judicial da Vara de Execuções Penais, determinada no último dia 20, a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, o Centro de Triagem e a Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis estão parcialmente interditados até que a nova penitenciária de Imperatriz e a reforma da CCPJ (Central de Custódia de Presos de Justiça) sejam entregues.

A interdição parcial das três unidades prisionais foi solicitada pela 5ª Promotoria Criminal de Imperatriz em novembro de 2013.

A juíza da Vara de Execuções Penais, Janaína Araújo, determinou ainda que caso a decisão seja descumprida, o Estado receberá a multa diária R$ 10.000.

Em janeiro, o UOL mostrou a situação da obra da penitenciária de Imperatriz, que estava parada. A construção deveria ter sido concluída em 2009.

Segundo o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), a Unidade Prisional de Ressocialização Imperatriz abriga 311 presos –239 homens e 18 mulheres– nos regimes fechado e semiaberto, além dos detentos que estão lá em caráter provisório.

O UOL entrou em contato com a Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária) nesta quarta-feira (26), mas até a publicação, a secretaria não havia se manifestado sobre a questão.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!