segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Tartaruga morta é retirada do mar na praia de Ponta Negra, em Natal

Tartaruga foi encontrada na manhã desta segunda (3) na praia de Ponta Negra, em Natal (Foto: André Henrique silva)Uma tartaruga marinha morta foi retirada do mar por banhistas na praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. Segundo a Companhia Independente de Policiamento
Ambiental (Cipam), o animal é da espécie tartaruga verde (Chelonia mydas), também conhecida como uruanã ou aruanã - bastante comum no litoral nordestino.
Ainda segundo a Cipam, a tartaruga foi vista por volta das 8h. "O pessoal estava tirando um tronco de coqueiro que estava na água e viram a tartaruga boiando. Eles acharam que ela estava morrendo, mas quando tiraram da água perceberam que ela já estava morta. Ela tinha um ferimento na cabeça", disse andré Henrique Silva, proprietário de um quiosque.
Encalhes
De acordo com Armando Santos, coordenador regional do Tamar, a tartaruga verde é uma espécie que desova quase que exclusivamente nas ilhas oceânicas (Trindade, Atol das Rocas e Fernando de Noronha), embora existam ocorrências de ninhos de forma pulverizada ao longo da costa. "Janeiro e fevereiro são os meses em que mais se registra encalhes de tartarugas no Brasil. Interessantemente é também a época em que milhares de pessoas se encontram nas praias em período de veraneio, aumentando assim o número de registros de encalhes", disse Armando.
Tartarugas no litoral do RN
Essa foi a quarta tartaruga marinha encontrada morta no litoral do Rio Grande do Norte este ano. O caso mais recente aconteceu no dia 31 de janeiro, na praia da Redinha, zona Norte de Natal. De acordo com representantes do projeto Tamar, o animal se tratava de uma tartaruga verde juvenil que pode ter se enroscado em algumas rede de pesca artesanal.
No último dia 17, uma tartaruga foi encontrada entre as praias de Pitangui e Graçandu, no litoral Norte do estado, sem a cabeça e com ferimentos na nadadeira. Dois dias antes, um exemplar da espécie conhecida como tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) foi encontrado por banhistas na praia de Jacumã, também no litoral Norte do RN.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!