terça-feira, fevereiro 04, 2014

Para definir reforma, Dilma se reúne com PMDB por quase seis horas

 Blog Cidade News ItaúDepois de quase seis horas de reunião entre Dilma Rousseff e a cúpula do PMDB, o partido continua sendo o principal nó da reforma
ministerial para a presidente.

Dilma informou que não quer dar um sexto ministério para o PMDB e não pretende entregar a Secretaria de Portos, cobiçada pelos integrantes do partido.

Conselheiros de Dilma defendem que ela ceda um sexto ministério para acalmar os peemedebistas.

A presidente chegou a sondar a legenda sobre a possibilidade de dar o Ministério da Integração Nacional para o senador Eunício Oliveira (CE), mas o PMDB teria que ceder em outra Pasta. Pelo desenho de ontem, essa Pasta seria o Turismo, que ficaria com o PTB, hoje sem nenhum ministério.

A Agricultura é outro ponto a ser resolvido. O PMDB da Câmara defende Neri Geller, atual Secretário de Política Agrícola do ministério, mas ontem, porém, o nome de Tereza Cristina Correa da Costa, secretária de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Estado governado por André Puccinelli (PMDB), também surgiu forte nos bastidores.

Depois de acertar as trocas entre os ministros do PT, agora ficou a parte mais difícil: contentar os aliados.

Ontem, entre idas e vindas para discutir a reforma, passaram pelo gabinete presidencial o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).

Segundo assessores palacianos, a reunião não foi conclusiva. Temer e Alves seguiram para o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, para continuar as tratativas.
Dilma sinalizou ontem que mantém as buscas por um empresário para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!