quinta-feira, janeiro 30, 2014

Município pode ter o primeiro porto privado do RN

 Blog Cidade News ItaúCom a proposta de licitar o projeto de implantação de um porto privado no município, Porto do Mangue pode ser a primeira cidade do Rio Grande do Norte
a contar com um porto através de investimento da iniciativa privada.
A Prefeitura de Porto do Mangue publicou no último dia 28, nos jornais do Rio Grande do Norte, o aviso de audiência pública para análise e coleta de informações destinadas ao projeto de implantação de um porto privado. De acordo com a publicação do edital, para a construção do porto está sendo oferecida uma área de 60,65 hectares.
Segundo informou o prefeito da cidade, Francisco Gomes Batista, O titico, a audiência terá início às 9h e encerrará às 13h do dia 15 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal de Porto do Mangue. “Acreditamos na importância desse projeto para o desenvolvimento econômico do interior do estado. Esperamos receber um bom numero de propostas que viabilizem a realização desse importante projeto”, destaca o prefeito. Questionado sobre a perspectiva do início desse projeto na prática, o prefeito disse que não tem como fazer uma projeção, antes do início do processo licitatório. “Tem uma comissão analisando todo o desenvolvimento do projeto, mas a princípio não podemos fazer uma previsão sobre prazos para o início da construção do porto”, esclarece o prefeito.
Embora o prefeito de Porto do Mangue não tenha confirmado o interesse de empresas em construir um porto para exportação de minério na cidade nos últimos anos, algumas empresas têm feito estudo de viabilidade de um porto na cidade. Recentemente a empresa Susa mineração, companhia instalada em Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte, anunciou a intenção de investir R$ 700 milhões no estado e de construir um porto para ampliar a capacidade de embarque da produção extraída no interior.
Na época, o gerente jurídico e de relações institucionais da mineradora, Eduardo de Abreu Sodré, falou na possibilidade de investimento em municípios como Porto do Mangue - que poderia reduzir tempo e custos da operação - ou mesmo em Natal, na margem esquerda do Rio Potengi.

Codern apoia construção de porto privado
A reportagem procurou a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra os dois portos existentes no Estado (Porto de Natal e Areia Branca). O presidente da Codern, Pedro Terceiro, disse que existe a necessidade de novos investimentos no setor portuário do Estado devido ao potencial de minério existente. “Mesmo tendo capacidade de exportar o que está sendo produzido hoje no RN, devido ao nosso potencial, se faz necessário novos investimentos no setor. Se a área para a construção de um porto na cidade de Porto do Mangue for viável, não temos porque ser contra. Vamos apoiar a construção desse porto sim”, disse Pedro Terceiro de Melo.
Segundo ele, a proposta de implantação de um porto privado no RN é salutar para valorizar o setor de exportação de minério. “A nova Lei dos Portos, que garante investimentos da iniciativa privada para construção de portos, objetiva melhorar a eficiência portuária e reduzir custos, além de atrair mais investimentos para atender à demanda crescente do país. Com isso, somos de acordo e vamos estimular novos investimentos no setor portuário do RN”, acrescenta.

Reprodução Cidade News Itaú

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