quinta-feira, janeiro 30, 2014

Medicamento detectado em Justin Bieber serve para tratar ansiedade

Justin Bieber é cercado por policiais e jornalistas ao se apresentar à polícia nesta quarta-feira (29). (Foto: Nathan Denette/The Canadian Press/AP)O site americano TMZ divulgou nesta quinta-feira (30) que o exame de urina feito em Justin Bieber confirmou que o cantor estava sob efeito de maconha e do remédio
alprazolam ao ser preso em Miami no dia 23 de janeiro. O próprio cantor disse que havia usado essas substâncias, e que o medicamento foi fornecido por sua mãe.
O alprazolam é a substância ativa do ansiolítico comercializado nos EUA como Xanax. No Brasil, a marca de referência desse medicamento é Frontal, mas existem também genéricos.
De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o alprazolam é usado no tratamento de ansiedade e distúrbios de pânico. Ele pode causar dependência. O medicamento pertence à classe dos benzodiazepínicos e, no Brasil, tem a tarja preta, ou seja, sua venda é controlada. Nos EUA, a venda também é feita mediante prescrição médica.
Dados da Anvisa coletados entre 2007 e 2010 mostram que o alprazolam está entre os três remédios de venda controlada mais comercializados no Brasil, atrás apenas de clonazepam e briomazepan. No período citado, foram distribuídas 4,3 milhões de caixas de alprazolam no país.
O medicamento apareceu em outras notícias relacionadas a artistas nos últimos anos, como no caso da cantora Whitney Houston, que morreu em fevereiro de 2012, por afogamento e uso de cocaína. Exames mostraram que ela também havia consumido maconha, alprazolam, ciclobenzaprina e difenidramina, mas isso não contribuiu para sua morte.
Outro episódio foi o do ator australiano Heath Ledger, que morreu em 2008 por intoxicação aguda em função do efeito combinado de oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, doxilamina e alprazolam.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!