sábado, dezembro 28, 2013

Tailândia: disparos contra manifestantes deixam um morto

Manifestantes que acampavam perto da casa de governo em Bangcoc foram alvo de disparos, na madrugada deste sábado, e há uma
vítima fatal até o momento, informaram os serviços de socorro.

Três pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, acrescentou o centro médico Erawan.

O ataque aconteceu dois dias depois de violentos confrontos que deixaram dois mortos (um policial e um manifestante) e mais de 150 feridos. A polícia garante que os disparos não procederam de suas fileiras.

A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, enfrenta forte mobilização popular. Mais de 150 mil pessoas têm tomado as ruas do país nos últimos dias.

Há semanas reivindicando sua renúncia, a população acusa a premier de ser testa-de-ferro de seu irmão, Thaksin Shinawatra, ex-primeiro-ministro exilado após um golpe de Estado contra ele, em 2006.

A oposição é acusada de tentar recriar uma situação similar à de 2006, quando o Exército intercedeu, após meses de caos político.

A crise atual já deixou vários mortos desde o início de dezembro e é a pior já ocorrida desde 2010. Naquele ano, cerca de 100 mil "camisas vermelhas" fiéis a Thaksin ocuparam por dois meses o centro de Bangcoc, até o assalto do Exército. O saldo foi de mais de 90 mortos e 1.900 feridos.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!