sábado, dezembro 28, 2013

Delegada vai ouvir 50 policiais que mataram menor acusado de matar PM

Todos os homens que participaram da caçada que resultou na morte do adolescente L.D.B., de 17 anos, que assassinou um sargento da Polícia Militar e feriu gravemente um
soldado na segunda-feira (23) serão ouvidos no processo que será instaurado na Polícia Judiciária Civil.

Mais de 50 homens participaram da operação que envolveu equipes das polícias Federal, Ambiental, Militar, Civil e Rodoviária Federal. O óbito do jovem se deu na manhã desta quarta-feira (25) depois de uma caçada policial de três dias na mata.  

“Um procedimento será aberto para investigar o caso”, afirma a delegada Judá Mali Pinheiro Marcondes, que já no dia de hoje determinou a realização da perícia no local da morte, o recolhimento das cápsulas disparadas pelo adolescente, além de exames nas mãos da vítima e dos policias que participaram do desfecho da operação.


“Todos terão que prestar depoimento, principalmente os que atuaram no dia de hoje”, disse a delegada.   Ainda nesta quarta, o Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cáceres, major Adalberto Gonçalves de Paula, que comandou o último dia de buscas pela mata, será inquirido pela delegada.   Porém, antes do depoimento oficial, ele relatou toda a ação à reportagem do site Olhar Direto, e antecipou que a morte do adolescente aconteceu depois dele ter efetuado vários disparos contra os policias.

“Ele foi atingido próximo de uma cerca que daria acesso a uma estrada”. Por esta razão, o fato poderá ser tratado como “excludente de licitude”, quando o executor age em legítima defesa. Assim, pode não ser tratado como homicídio.  

O caso  

O assassinato do sargento aconteceu na última segunda-feira (23) quando ele e mais um soltado da Polícia Militar (PM) realizavam uma abordagem policial a dois jovens em uma motocicleta. Na ocasião, o rapaz atirou contra os dois e fugiu do local levando consigo a arma do sargento.

Na manhã desta quarta-feira (25), o jovem foi morto depois de três dias de fuga na mata. Ele completaria 18 anos em abril.  


Segundo informações do Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cáceres, major Adalberto Gonçalves de Paula, o crime ocorreu em uma residência no Distrito do Caramujo, localizado a 30 quilômetros de Cáceres (220 km a Oeste de Cuiabá). No local funcionava uma ‘boca de fumo’ e era onde o jovem, em companhia de seu primo, estava indo quando foram vistos pelos policiais.  


“A motocicleta foi roubada em Mirassol D’Oeste e seria vendida para esse traficante. Nós já estávamos acompanhando o caso, mas o sargento decidiu agir naquele dia”, relatou o major Gonçalves. Ainda de acordo com ele, a perseguição terminou já na residência do traficante, e, foi lá que o adolescente efetuou os disparos contra os policias.  


O traficante e o primo do adolescente já foram presos e poderão responder pelos crimes de receptação e tráfico de entorpecentes.   Gonçalves também contou que o adolescente de 17 anos possui uma extensa ficha criminal. “Além do assassinato do sargento e a tentativa de homicídio contra o policia, ele também é suspeito de uma segunda tentativa de homicídio contra o seu próprio tio, uma terceira tentativa ainda suspeita e mais dois estupros”. Há três meses o jovem estava no de Centro Socioeducativo de Cáceres cumprindo “pena” pelos crimes anteriores.

Reprodução Cidade News Itaú via Juina News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!