segunda-feira, dezembro 09, 2013

Devolução de projeto mal elaborado pelo poder executivo gera críticas a administração do prefeito Ciro Bezerra.

Depois um longo período sem pauta na Câmara Municipal de Itaú, a última sexta (06) foi de muitas críticas a atual administração municipal.

O Poder Legislativo aguardava
apenas o projeto orçamentário para aprovação, referente ao ano de 2014, para assim os vereadores ficarem de recesso para o final de ano e encerramento dos trabalhos referente ao ano de 2013.

O projeto foi apresentado, mas de acordo com os edis, o mesmo veio sem nenhuma condição de aprovação, visto que o mesmo não passa de duas laudas, causando indignação a alguns vereadores com a total falta de planejamento do poder executivo municipal, sendo lido na sessão, apenas o ofício de devolução do referido projeto, algo suficiente para lançar as críticas sobre a administração e principalmente aos assessores do poder executivo.

Passado para a ordem do dia foi apresentado o Projeto de Lei nº 007/2013 dando nome a Creche em construção no bairro da Felicidade de Maria Iraides de Oliveira Souza (Tia Aida) de autoria do Vereador Ítalo Medeiros sendo aprovado por todos os Edis presentes a reunião.

Quando pensamos que a reunião acabaria sem nada mais extraordinário o vereador Jailson Brito (DEM) pediu para que o assessor jurídico da casa, Jansen Leite, explicasse melhor, porque o projeto orçamentário para o ano de 2014, estava retornando para o poder executivo.

Fazendo uso da palavra o assessor Jansen Leite explicou que o projeto de Lei Plurianual encaminhado para a Câmara pelo Poder Executivo não tem a menor condição técnica de passar se quer pelas comissões.

Jansen explicou para os vereadores e público presente o que seria um Projeto Plurianual, dizendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal (RLF), na parte do Orçamento Público orienta para que o prefeito, a cada ano em sua gestão faça a Lei de Diretrizes Orçamentária e a Lei Orçamentária Anual, onde o prefeito vai destinar as verbas recebidas para obras, programa de saúde, educação, pagamento de pessoal e os repasses da câmara.

Com isso Jasen disse que o projeto enviado para a Câmara deveria ter sido enviado completo no sentido de conter: programas, metas e objetivos. discriminação de receitas, discriminação de despesas, pasta a pasta, ou seja, com todos os gastos necessários durante os 4 anos para o município de Itaú-RN, constando qual o objetivo do gestor para o município.

Algo que segundo Jansen o deixou surpreso e pasmo ao pegar o projeto e diagnosticar apenas duas páginas, rasgando elogios ao Projeto da vizinha cidade de Taboleiro Grande-RN, ao qual assessora a Casa Legislativa daquele município, que foi feito com todo cuido, sem necessidade de intervenção dos vereadores daquela cidade, pela organização do mesmo. E exatamente por isso é que o projeto está sendo devolvido para ser feito com um pouco mais de zelo, por se tratar da população itauense e não uma lista de feira qualquer, ao fazer compras em um supermercado em que é feita com qualquer pedaço de papel de pão.

O vereador Jailson Brito questionou Jansen quanto aos responsáveis pela elaboração do projeto, o assessor disse que são vários setores envolvidos como: contadores, secretários e outros, aproveitando para criticar a forma como o projeto foi elaborado pela equipe da prefeitura municipal.

Em seguida Jailson Brito aproveitou a presença da imprensa para mandar um recado ao Prefeito Ciro Bezerra ao dizer que só fez a pergunta para alertá-lo quando disse: “Eu só fiz essa pergunta à você porque eu queria alertar o nosso Prefeito Ciro Bezerra (eu não sou adversário dele) mas mim parece que ele está sendo mal assessorado, porque não é a primeira vez que vem um projeto para a Câmara e retorna. Eu já cobrei dele, para que ele tivesse mais cuidado com os projetos para que não acontecesse isso, só estou pedindo a ele e estou fazendo essas perguntas a você e dizer ao meu amigo Arlindo, que divulgue isso no blog que sirva de lição ou de alerta, para que o prefeito Ciro Bezerra preste atenção  nas pessoas que estão assessorando ele, porque ele está sendo mal assessorado. Porque o projeto chega aqui na Câmara, tem que voltar para trás. Então quer dizer, vamos pedir a Ciro que cuide disso, porque ele não tem nem desculpa de dizer que não conhece, porque ele é contador, não é nenhum analfabeto que está lá, quer dizer, Ciro preste atenção no que você está fazendo porque aqui é sério, aqui na Câmara não tem vereador palhaço não. Aqui nós só vamos votar nas coisas certas. Então eu peço a Ciro que preste atenção quem está fazendo isso, o que vem de lá pra cá, porque o que vier de lá pra cá, eu vou exigir que não devolva não, a gente vai lê aqui do jeito de veio” encerrou Jailson.

Após as palavras do vereador, Jansen, aproveitou para criticar mais uma vez as más ações enviadas pela prefeitura, dando trabalho a assessoria da casa legislativa, dizendo que se não estivesse enganado, de oito projetos enviados durante esse ano de 2013, apenas um, não recebeu reforma pela Câmara de Vereadores, os outros sete, todos eles foram emendados com emendas substitutivas, com emendas supressivas por erros na elaboração dos projetos feitos, pedindo mais cuidados por parte do Poder Executivo.

Não é de agora que a administração do Prefeito Ciro Bezerra vem recebendo críticas por ter deixado a mesma equipe administrativa da do gestor anterior, que para os vereadores e muitos populares da cidade de Itaú-RN, está se criando um ninho de cobras, onde o mesmo pode ser picado a qualquer momento.

Gildo Pinheiro disse que a questão agora não é quem errou, agora é ver quem vai acertar, onde o mais interessante é que a população não saia prejudicada. Encerrando sua fala dizendo que não é um erro irreparável, e que o prefeito é conhecedor da área e acredita que o mesmo tomará as devidas providências.

O presidente da casa criticou a assessoria do prefeito dizendo que nesta sexta-feira (06) já eram para eles entrarem de recesso, mas as faltas cometidas pela assessoria do prefeito os fizeram prolongar os trabalhos por mais tempo. Criticando veementemente os assessores, quando diz que o mesmo está mal assessorado e que a prefeitura precisa de uma reforma, que segundo ele está dando um passo que as pernas não alcançam.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!