segunda-feira, dezembro 09, 2013

Decote de Fernanda Lima impede iranianos de ver sorteio da Copa


Por causa do decote de Fernanda Lima na apresentações do sorteio das chaves da Copa, realizada na sexta-feira, 6, na Bahia, os
iranianos não puderam acompanhar a transmissão do evento. A informação é do site Huffington Post.

De acordo com a publicação, o canal iraniano responsável pela transmissão, faz habitualmente a  emissão com alguns segundos de atraso, justamente para poder analisar as imagens e evitar que "cenas inadequadas" cheguem às televisões iranianas.

O problema - que os iranianos desconheciam quando anunciaram que fariam a transmissão - é que Fernanda não saiu do palco, o que inviabilizou a veiculação das imagens.

No Irã, mulheres não podem ir aos estádios para ver as partidades de futebol e o vestuário feminino a ser exposto em público é regido por um rígido código de conduta e comportamento.O iranianos acabaram sendo informados, momentos depois, que enfrentarão Argentina, Nigéria e Bósnia.

Alguns iranianos mais radicais chegaram a ir até a página de Fernanda Lima no Facebook para atacá-la por seu "comportamento indecente". Embora muitos comentários estejam em farsi ou persa, alguns foram feitos em inglês e é possível ver iranianos dirigindo palavras de baixo calão e insultos à Fernanda em inglês.

"Por sua causa e por causa das suas roupas, não pudemos assistir ao sorteio da Copa, espero que esteja contente", afirmou um deles, mais comedido.

No entanto, há no país quem não aprove a atitude de seus compatriotas. "Sou iraniana e queria pedir muitas, muitas desculpas, senhora", afirmou uma internauta.

"Peço mil desculpas a Sra. Fernanda Cama Pereira Lima pelas palavras pouco polidas e pelo comportamento inapropriado de alguns iranianos", comentou outro.

Problema repetido

Essa não é a primeira vez que imagens geradas no Brasil causam problemas no Irã.  Durante a Copa das Confederações, imagens de Shakira com os braços descobertos em Fortaleza foram ao ar na TV iraniana por um descuido, o que causou revolta e provocou polêmica no país.

Segundo o The Guardian, grupos islâmicos mais conservadores foram duros ao criticar a TV por mostrar às famílias iranianas as imagens, consideradas "indecentes" e "não-islâmicas", ao vivo. Normalmente, transmissões esportivas no país são cercadas de restrições e avaliadas por censores. A veiculação da imagem teria pego de surpresa milhares de telespectadores, que rapidamente foram às redes sociais comentar o fato.

No Irã, mulheres normalmente não são autorizadas a irem a estádios para verem jogos de futebol, nem mesmo acompanhadas de seus maridos. Ali Motahari, membro conservador do parlamento local, advertiu  à TV que tivesse mais cuidado em suas próximas transmissões. Representante da emissora, Ezatollah Zarghami, comentou que transmitir eventos esportivos no país é mais difícil até do que realizar transmissões de debates eleitorais ao vivo. A declaração gerou grande repercussão na imprensa local.

Veja como a notícia do sorteio foi dada pela televisão iraniana:


Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!