segunda-feira, dezembro 09, 2013

Em Natal, furtos de decoração natalina causam prejuízo de R$ 85 mil

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu (Foto: Ana Regina)A Prefeitura de Natal divulgou que chegou a R$ 85.600 o prejuízo calculado por causa dos furtos e atos de vandalismo contra a decoração natalina da cidade. De
acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), os últimos casos foram na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul da capital, e na árvore da zona Norte, que estava sendo montada e tombou.
O gasto extra, no entanto, é da empresa responsável pela instalação e manutenção dos enfeites. Se esse valor passar de um teto estabelecido por contrato, a Prefeitura terá de arcar com a diferença.
A estrutura de ferro da árvore natalina que estava sendo montada na praça de eventos do Panatis, na zona Norte, tombou durante a madrugada desta segunda-feira (9).  A queda aconteceu porque os parafusos da base que sustentam a haste principal foram arrancados. Segundo a Semsur, um laudo técnico doi solicitado para identificar se os parafusos foram arrancados numa ação de vandalismo ou se foram furtados.

A estrutura metálica de 60 metros de altura ainda estava sendo montada. Na zona Norte da capital, outra árvore, de 18 metros de altura, será erguida no entorno do ginásio poliesportivo Nélio Dias.
Além disso, 20 refletores e mais de 15 peças decorativas foram roubados da Avenida Hermes da Fonseca. Na BR-101, levaram mais de 300 metros de cabos. Outros 110 metros de cabos foram tirados da avenida Hermes da Fonseca. De acordo com a secretaria, mais de 130 metros de fios roubados da iluminação natalina foram encontrados jogados no calçadão de Ponta Negra.
Segundo o secretário de serviços Urbanos, Raniere Barbosa, as ações têm causado danos ao erário público, “Esse tipo de ação além do prejudicar os cofres públicos tem atrasado o nosso trabalho para finalização da decoração natalina. Outro fator prejudicial são os apagões provocados pelos furtos que deixam vários pontos da cidade às escuras”, declara.
A empresa contratada já fez a reposição de parte do material furtado e neste momento encontra-se com equipe no conjunto Panatis recomeçando o trabalho de reposição da torre. O prazo para acender a árvore será prorrogado em 10 dias.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!