quarta-feira, outubro 23, 2013

Túmulos podem estar sendo violados para extração de ossos no cemitério do Bom Pastor

Denúncia de profanação dos túmulos não foi confirmada, mas violação é recorrente, segundo a Semsur. Muro destruído pode contribuir. Foto: DivulgaçãoDe acordo com denúncias de populares, túmulos do Cemitério Público do Bom Pastor II estão sendo violados para a extração de
ossadas comumente utilizadas em rituais de magia negra. Para checar a informação, a reportagem de O Jornal de Hoje foi ao local e constatou alguns túmulos realmente ‘abertos’. Porém, a informação se estes teriam sido violados ou estavam abertos por falta de manutenção – que cabe à família – não foi confirmada por trabalhadores do cemitério. Em dois deles, ossos eram visíveis no interior dos túmulos.

Denúncia de profanação dos túmulos não foi confirmada, mas violação é recorrente, segundo a Semsur. Muro destruído pode contribuir. Foto: Divulgação
Denúncia de profanação dos túmulos não foi confirmada, mas violação é recorrente, segundo a Semsur. Muro destruído pode contribuir. Foto: Divulgação
Segundo o administrador do cemitério, Reginaldo Dantas, não existe a profanação de túmulos ou jazigos no local. A mesma opinião é compartilhada pelos funcionários que trabalham no local, como por exemplo, Cícera Martins, que trabalha no local há 28 anos. Ela disse que nunca viu este tipo de ato. “Algumas vezes a gente faz a limpeza e vê um dedo do lado de fora, a gente vai lá e enterra de novo”, completou.

Já para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), este tipo de ação criminosa acontece nos cemitérios da cidade. Porém, o órgão vem trabalhando para coibir estes atos de profanação dos túmulos. Além disso, em alguns pontos da cidade, existem assaltos e grupos que usam o cemitério como pontos de drogas. A primeira ação tomada foi a inserção de vigias durante o turno da noite, período em que mais acontecem estes atos. Segundo a Secretaria, os oito cemitérios da cidade já possuem vigilância armada.

A nova etapa do processo é a instalação de câmeras. De acordo com o diretor do departamento de cemitérios da Semsur, Kleiton Gama, falta apenas a publicação no Diário Oficial para que sejam instaladas câmeras, inicialmente, nos quatro maiores cemitérios da capital: Alecrim, Nova Descoberta, Bom Pastor I e Bom Pastor II.

A Secretaria destaca que os jazigos são de responsabilidade das famílias. Por isso, os ossos encontrados dentro dos mesmos devem ser mantidos ou retirados pelos próprios familiares. Entretanto, se alguma ossada for encontrada nas ruas do cemitério a equipe de limpeza da Semsur irá recolher e enviar para o aterro sanitário.

Na unidade de Bom Pastor II, parte do muro estava destruída, devido a um acidente acontecido no Dia dos Pais, quando um veículo bateu de frente e rompeu a parede. Entretanto, a reforma foi iniciada nesta terça-feira (22). De acordo com a Secretaria, a demora para a realização do serviço aconteceu devido à burocracia, pois se tratava de um contrato emergencial e o resultado do mesmo só saiu agora.

Limpeza

A Secretaria destaca que os jazigos são de responsabilidade das famílias. Foto: José Aldenir
A Secretaria destaca que os jazigos são de responsabilidade das famílias. Foto: José Aldenir
Há menos de duas semanas para o feriado do Dia de Finados, os cemitérios começam a passar pelas limpezas das ruas, como também dos jazigos. De acordo com o administrador do cemitério de Bom Pastor II, as famílias já começam a aparecer para realizar a limpeza dos túmulos.

Algumas pessoas também são contratadas para fazerem esse tipo de trabalho. A cada três dias, Vera Lúcia realiza a limpeza da família que paga cerca de R$ 40 mensais. O trabalho para higienizar cada espaço varia de acordo com os serviços de lavagem, enceramento ou até mesmo a pintura.

A profissional destaca que o movimento está tranquilo, já que a movimentação só aumenta na última semana. “As pessoas costumam deixar para a última hora, lá para o dia 28 e 29 que começa a ficar agitado”, complementa. Neste período, ela destaca uma evolução de 20% na quantidade de serviços.

Já os espaços comuns, como as ruas, são de responsabilidade da Semsur e estes pontos já têm a restauração iniciada, seja com a limpeza do mato ou com a pintura, caso seja necessária.

Programação

De acordo com a Semsur, a programação de eventos e ações para o Dia de Finados só deverá sair na terça-feira. De acordo com Keliton Gama, apenas alguns ajustes estão faltando para a celebração da data. Ele adiantou que nos cemitérios da cidade serão celebradas missas católicas, como também da doutrina espírita. Um dos detalhes que falta, é confirmar a presença do culto evangélico. Segundo Reginaldo Dantas, durante o período festivo mais de cinco mil pessoas visitam o cemitério de Bom Pastor II, que tem aproximadamente sete mil jazigos.

Cadastramento é prorrogado

O período de inscrição para que vendedores ambulantes possam se regularizar e vender nos cemitérios seria encerrado nesta terça-feira (22). Entretanto, a data foi prorrogada até a próxima quarta-feira (30). Para receber a licença provisória, é necessário que o vendedor leve até a sede da Semsur uma cópia da identidade e o número do CPF, além de uma fotografia 3×4. A autorização é para trabalhar dentro dos cemitérios na véspera e no próprio feriado.

Entre as oito unidades de Natal, apenas sete terão a presença de ambulantes. O cemitério de Pajuçara não terá vendedores, pois este é pequeno e não comporta a demanda comercial. Serão oferecidos para os vendedores uma banca, tenda para a proteção, como também a instalação da iluminação provisória. As mercadorias mais comuns nestas datas são de flores, velas e imagens de santos.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!