quarta-feira, outubro 23, 2013

Escolas particulares de SP terão aula durante jogos da Copa em 2014

Alunos da escola paulista com melhor desempenho no Enem no intervalo de aulas (Foto: Letícia Macedo/G1)Escolas particulares tradicionais de São Paulo pretendem manter inalterada a data das férias de julho no próximo ano. Com a decisão, os
alunos terão as aulas durante o período da Copa de 2014 e apenas receberão folga nos dias de jogos do Brasil.

Na semana passara, a rede pública estadual de ensino decidiu alterar o calendário. A mudança nas datas de recesso em colégios de cidades-sede do evento é uma recomendação do Ministério da Educação (MEC), mas as escolas têm autonomia para a decisão final.

Os calendários de colégios como o Arquidiocesano, Dante Alighieri, Mackenzie, Salesiano, Bandeirantes, Sion, Vértice, Móbile e Porto Seguro são alguns dos que não sofrerão alterações na data das férias escolares. A maioria entra em férias no dia 30 de junho e retorna às aulas no dia 30 de julho. Outros, como o Pueri Domus, Augusto Laranja e Objetivo ainda não definiram a programação.
O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) sugere que o período de férias seja mantido em julho, sem aulas nos dias de jogos do Brasil e de partidas realizadas no Estádio Itaquerão, na Zona Leste da capital paulista. Com isso, o mês de junho teria 15 dias letivos.


Alunos da escola paulista com melhor desempenho no Enem no intervalo de aulas (Foto: Letícia Macedo/G1)Colégio Vértice (Foto: Letícia Macedo/G1)
Grande parte dos colégios ouvidos pelo G1, no entanto, adotou o recesso apenas nas datas que a seleção brasileira entra em campo - em 12, 17 e 23 de junho.
Maratona de jogos
Entre os dias 12 de junho, data da primeira partida da Copa, e 27 de junho, último dia letivo nas escolas particulares antes das férias, estão previstos 48 jogos. Os estudantes de muitos dos colégios privados de São Paulo estarão em aula, portanto, durante toda a fase de grupos da competição.
Nas escolas estaduais as férias foram antecipadas e irão de 12 de junho a 13 de julho. Para que a mudança fosse possível, as aulas também começarão mais cedo do que normalmente em 2014: o ano letivo terá início oficialmente no dia 27 de janeiro.
A Prefeitura da capital ainda não informou se haverá mudança nos calendários das instituições de ensino municipais.
A Lei Geral da Copa chegou a determinar que os colégios coincidissem as férias com o Mundial. No começo do ano, porém, de acordo com o Sinpro-SP, o Conselho Nacional de Educação emitiu parecer da Câmara de Educação Básica, homologado pelo MEC, garantindo aos sistemas de ensino a autonomia na definição do calendário letivo, desde que respeitem as legislações educacional e trabalhista.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!