quarta-feira, outubro 23, 2013

'Só vi corpos voando', diz maquinista após trem matar duas mulheres no RN

Vítimas foram atropeladas por trem numa passagem de nível na zona Norte de Natal (Foto: Matheus Magalhães/G1)Um dos maquinistas do trem que atropelou duas mulheres na manhã desta quarta-feira (23) na zona Norte de Natal afirma que a culpa não é da locomotiva. Em entrevista
concedida com exclusividade à equipe da Inter TV Cabugi, o profissional contou que estava trabalhando como auxiliar e não viu exatamente onde estavam as mulheres. Segundo ele, a buzina foi acionada e a velocidade reduzida, mas não foi possível evitar a colisão. “Eu só vi quando os corpos voaram. Mais nada”, pontua.

O trabalhador não quis ter sua identidade divulgada. Ele falou sobre o hábito das pessoas de andarem sobre a linha férrea. “O povo está muito mal acostumado com as passagens de nível. O trem não tem culpa de nada. Porque o trem não se desvia. As pessoas pensam que dá para ir”, diz.

De acordo com o profissional, ele atuava como auxiliar do maquinista principal quando a emergência foi acionada. O ângulo de visão não permitiu que ele visse as vítimas. “Eu vinha como auxiliar e quando [o trem] chegou próximo à cancela buzinando, com velocidade reduzida, os carros já parados, entraram duas mulheres, mas não deu tempo delas atravessarem. O maquinista acionou a emergência e os dois corpos voaram”, relata.  Ele reforçou que, apesar do acionamento do sistema de emergência, a locomotiva não tem condições de parar.
Apesar de não ter visto nada, o funcionário acredita que houve distração das mulheres. “Não sei o que aconteceu. Acho que elas estavam bastante distraídas, porque não ver um trem desse numa passagem aberta, reta... acho que alguma coisa deve ter acontecido”, conclui. 

Vítimas foram atropeladas por trem numa passagem de nível na zona Norte de Natal (Foto: Matheus Magalhães/G1)

O atropelamento

O atropelamento das duas mulheres aconteceu por volta das 6h15 desta quarta-feira (23) na linha férrea que corta o conjunto Soledade I, sobre a  passagem de nível que fica na avenida Pico do Cabugi, no bairro Potengi, zona Norte da cidade. Morreram Maria do Carmo Leal, de 43 anos, empregada doméstica, e Juvaneide Francisca de Freitas, também de 43 anos.

5 mortes

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), este é o 29º acidente registrado em passagens de nível na Grande Natal este ano. Deste total, quatro acidentes resultaram em cinco mortes, já incluindo as duas vítimas desta quarta-feira.
A companhia também informou que vai apurar o ocorrido e recomenda que as pessoas evitem andar sobre os trilhos e fiquem atentas aos sinais sonoros e visuais.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!