domingo, junho 09, 2013

Fortaleza dos Reis Magos é interditada e tem obra embargada pelo Iphan

A Fortaleza dos Reis Magos foi interditada no início da tarde deste sábado.Segundo a titular da pasta estadual a Cultura, Isaura Rosado, o motivo teria sido “apenas” uma mão de cal colocada nas paredes da edificação histórica sem pedido de permissão ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

“Onésimo (superintendente local do Iphan) chegou lá com a Polícia Federal e resolveu interditar; alegou falta de permissão”. Isaura Rosado afirmou que apenas contratou dois soldados para pintar, sob recomendação do Ministério Público, algumas paredes mofadas sob efeito da chuva. “Foi a mesma cor e tinta que a Fortaleza é pintada há pelo menos 300 anos”, disse.

Isaura disse ainda o ato causou surpresa. “Até pensei que o ato fosse decorrente de algo mais grave, relacionado à questão da gestão da Fortaleza, mas não”.

A administração da Fortaleza, até então da Fundação José Augusto, foi transferida ao Iphan. Mas na prática, a FJA tem se mantido à frente. “Estamos esperando uma decisão definitiva do Iphan. Por enquanto ainda estamos por lá”, confirmou Isaura Rosado.

A previsão da secretária é de que segunda-feira, após entendimento do departamento de obras da FJA e o Iphan, a Fortaleza seja reaberta à visitação.

A reportagem tentou contato com o superintendente Onésimo Jerônimo Santos, sem sucesso.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!