sexta-feira, abril 12, 2013

Coreia do Norte não será aceita como potência nuclear, afirma John Kerry


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, desembarca no aeroporto militar na Coreia do Sul

Em visita à Coreia do Sul, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira (12) que a Coreia do Norte "não será aceita como uma potência nuclear". A informação é da rede de TV americana "CNN".

Em pronunciamento feito em Seul, Kerry também afirmou que a retórica do país comunista é "inaceitável" e que os Estados Unidos farão tudo que for possível para proteger a si mesmo e a seus aliados.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, também pediu hoje em Seul que a Coreia do Norte termine com suas provocações, que significam "uma séria ameaça para a paz, a segurança e a estabilidade regional e internacional". "A Coreia do Norte mantém um desafio constante à vontade da comunidade internacional. Eu peço às autoridades norte-coreanas que acabem imediatamente com as medidas desestabilizadoras e sua busca de armas de destruição em massa", disse

John Kerry chegou hoje a Seul para se reunir com autoridades do país, em um ambiente marcado pela tensão em torno das constantes ameças de guerra e de um possível teste de mísseis por parte da Coreia do Norte.

Kerry, que visita pela primeira vez a Coreia do Sul como secretário de Estado, viaja nos próximos dias para a China e o Japão, no que parece ser uma nítida tentativa de conseguir que essas nações firmem o compromisso de pressionar Pyongyang a interromper as recentes hostilidades contra a Coreia do Sul e garantir a estabilidade na península coreana.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!