terça-feira, janeiro 08, 2013

Reitor confirma conflitos políticos com pró-reitores


Dois pró-reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram dispensados do cargo na semana passada pelo reitor Milton Marques. As dispensas teriam sido motivadas por falta de apoio ao candidato da situação na corrida pela sucessão da reitoria da universidade.
O próprio reitor confessa que os atritos entre ele e os antigos pró-reitores ficaram mais intensos com a campanha, e que contribuíram com a decisão da dispensa, mas diz que os problemas eram anteriores ao pleito. Segundo ele, havia “inquietações e insatisfações” precedentes que pioraram, e teriam provocado uma “quebra de confiança”.
O servidor Francisco Severino Neto foi dispensado da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN); e a professora Joana D’arc Lacerda Alves Felipe, da pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE). As portarias nº 30/2013 e nº 32/2013, onde constam as respectivas dispensas, foram publicadas na edição do último dia 5 do Diário Oficial do Estado.
Na mesma edição, foi publicada ainda a portaria º 31/2013, na qual o professor Fábio Lúcio Rodrigues foi designado para exercer o cargo na Proplan.
Quatro pré-candidaturas foram lançadas à sucessão de Milton Marques. A da situação é a do professor doutor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.
Além dele, anunciaram disposição para concorrer à disputa outros três professores. Gilton Sampaio de Souza, diretor do campus de Pau dos Ferros, candidato da oposição; Ana Lúcia Dantas, diretora do campus de Natal, candidata de centro; e Moêmia Gomes de Oliveira Miranda, pró-reitora de Ensino de Graduação.
Esta última, por ter lançado pré-candidatura própria, também estaria sob ameaça de perder o cargo se não desistisse da disputa até o registro da candidatura no final deste mês. A reportagem tentou contato com a professora Moêmia na tarde de ontem, sem sucesso.
Em entrevista ao portal Defato.com, o servidor Severino Neto e a professora Joana D’arc contaram suas dispensas. “Houve uma reunião e o reitor disse que quem estivesse apoiando o grupo permanecesse, e quem não estivesse, saísse”, disse Severino Neto. Ele apoia o pré-candidato Gilton Sampaio.
A professora Joana, por sua vez, declarou: “Minha saída do cargo foi motivada pela impossibilidade pessoal de apoio à candidatura indicada pela administração da Uern”. Ela contou apoiar a professora Ana Dantas.
Para Milton Marques, “tudo é uma questão de ângulo”, ponto de vista. “Na relação do reitor e do pró-reitor, tem que existir num contexto de confiança. Chegou num ponto que foi preciso tomar medidas”, afirmou o reitor. E completa: “Foram as circunstâncias. Se quiser fazer a análise política faz, mas eu tenho a minha consciência tranquila”.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!