quarta-feira, dezembro 05, 2012

Tufão Bopha devasta sul das Filipinas, e número de mortos sobe para 115


Pessoas tentam cortar galhos de árvore arrancada pela raiz com a passagem do tufão Bopha
As autoridades filipinas elevaram nesta quarta-feira (5) a 115 o número de mortos causados pelo tufão Bopha no sul do país, enquanto prosseguem os trabalhos de resgate entre os escombros provocados por inundações e deslizamentos de terras.

O tufão, que alcançou na terça-feira (4) ventos sustentados de 160 km/h e rajadas de até 195 km/h, perdeu força e se encontra sobre a ilha de Palawan, no oeste filipino, em direção ao Mar da China Meridional, segundo o serviço meteorológico Pagasa.

Segundo o ministro do Interior, Mar Roxas, 49 pessoas morreram em um deslizamento de terra na cidade de Nova Bataan, na Ilha de Mindanao, e outras 33 faleceram em diversas localidades rurais da província de Davao Oriental.

O prefeito de Nova Bataan, Lorenzo Balbin, informou que muitos mortos são de uma cidade próxima, onde as enchentes inundaram instalações do Exército, mas o ministro Roxas confirmou apenas a morte de um soldado na região.

Muitos habitantes de Mindanao ficaram sem energia elétrica na noite de terça-feira, após as autoridades suspenderem o fornecimento para evitar incêndios e eletrocuções na ilha.

Ao menos 60 mil pessoas deixaram suas casas à beira mar, nas margens de rios e em áreas com risco de inundação e deslizamento de terra. Foram disponibilizados mais de mil abrigos públicos, geralmente escolas e igrejas.

O shopping de Cagayan de Oro, uma das principais cidades de Mindanao, foi inundado pelas águas dos rios próximos.

No total, 146 voos de Mindanao e das ilhas centrais do arquipélago filipino foram cancelados desde segunda-feira. Mais de 3000 passageiros de transportes marítimos e fluviais ficaram retidos em terra e os navios foram obrigados a permanecer nos portos, informou a Defesa Civil.

As Filipinas sofrem anualmente cerca de 20 tempestades e tufões, que ficam mais perigosos a cada ano, principalmente durante a estação chuvosa, entre junho e outubro. Bopha é o 16º neste ano.

Em agosto, inundações devido a uma série de tempestades causaram centenas de mortos e deixaram mais de um milhão de pessoas desalojadas.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!