quarta-feira, dezembro 05, 2012

Sem pagamento, 50 escolas do município de Natal fecham as portas


Joana Lima

Escola Municipal Henrique Castriciano
Cerca de 50 escolas do município de Natal estão com as aulas suspensas desta a segunda-feira (3). O motivo é a falta de pagamento dos professores e terceirizados, alguns com salários atrasados há três meses.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, José Dantas, já havia determinado  o repasse na ordem de R$ 12 milhões da prefeitura para a secretaria de educação, afim de regularizar o salário dos trabalhadores. No entanto, até o momento, os profissionais não foram pagos.


Na Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra, no Planalto, Zona Oeste de Natal, as aulas foram paralisadas nesta segunda-feira (3). Com a suspensão das atividades, 1112 alunos estão com o ano letivo prejudicado.

“Aqui 13 professores estão sem receber há três meses e 90% dos funcionários estão com o salário atrasado há pelo menos sessenta dias”, disse a diretora da escola, Fátima Pinheiro.

A Emanuel Bezerra funciona do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e com a Educação de Jovens e Adultos –EJA.

A equipe do Defato.com também esteve na Escola Municipal Henrique Castriciano e lá constatou que a situação é a mesma: as atividades foram suspensas. Na escola, sete funcionários terceirizados e mais quatro prestadores de serviços estão com os salários atrasados.

“Temos merenda, gás, mas falta a merendeira, falta também o profissional para limpar a escola, por isso, paralisamos as aulas”, disse a vice-diretora do Henrique, Ione da Trindade.

Para que os alunos não fiquem prejudicados, a escola está funcionando através de uma escola de plantão. “Vamos abrir nas segundas, quartas e sextas. Os alunos vêm e deixam as atividades e levam outras para fazer em casa. Essa foi uma alternativa encontrada”, diz Ione.

Nesta quarta-feira (5) uma reunião está marcada com a diretoria da escola. “Vamos ver o que vamos fazer daqui para frente”, concluiu.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!