quinta-feira, dezembro 13, 2012

Natal tem terceiro prefeito diferente em menos de quarenta e cinco dias


Paulinho Freire deixa Prefeitura de Natal para ser diplomado vereador (Foto: Caroline Holder/G1 RN)
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, renunciou ao cargo na tarde desta quinta-feira (13). Ele assumiu a chefia do Executivo Municipal desde o dia 1º de novembro, após o afastamento judicial da jornalista Micarla de Sousa do cargo de prefeita da capital potiguar. Nos últimos 17 dias do ano, o vereador Ney Lopes Júnior (DEM) - vice-presidente da Câmara Municipal - será prefeito da capital potiguar,  uma vez que o presidente da casa, Edvan Martins, não aceitou o cargo.
“Também estou na mesma situação de Paulinho Freire, posso ser diplomado vereador. Estou na Justiça para isso. O jogo está rolando e tenho convicção que serei vereador de Natal. Para não atrapalhar este trâmite, achei melhor não assumir a Prefeitura", justificou Edvan.

Com a renúncia, Paulinho Freire, que foi eleito vereador em 7 de outubro, poderá ser diplomado e assumir assento na Câmara de Vereadores da capital potiguar a partir de janeiro de 2013. Paulinho também foi eleito vice-prefeito de Micarla de Sousa, cuja gestão se estendeu de janeiro de 2009 a novembro deste ano.
“Durante o tempo em que fui vice-prefeito, apenas me cabia substituir a prefeita e dar a minha opinião, mas não tomar as decisões. Mas quando assumi a Prefeitura, pude sim, administrar a cidade. E o fiz. Coloquei a folha de pagamento referente ao mês de outubro em dia, paguei novembro, e vou pagar o décimo terceiro salário”, disse Paulinho.
Indagado sobre as finanças da Prefeitura, Paulinho disse que a dívida municipal gira em torno de R$ 200 milhões. “Eu assumi a Prefeitura por força judicial e encontrei o município em extrema fragilidade administrativa e financeira. O próximo prefeito terá que administrar esta dívida”, adiantou Paulinho.
Em 43 dias, Natal teve três prefeitos diferentes, e em breve terá mais um, quando o prefeito eleito Carlos Eduardo (PDT) for empossado em 1º de janeiro de 2013. Esse número é igual ao que a cidade teve de 1985 a 2008. Confira a sequência abaixo:
(1986-1988) – Garibaldi Alves Filho
(1989-1992) – Wilma Faria
(1993-1996) – Aldo Tinoco
(1997-2001) – Wilma de Faria
(2002-2008) – Carlos Eduardo Alves
2009 – Micarla de Sousa
20012 – Micarla de Sousa foi afastada judicialmente, passando o cargo para Paulinho Freire. Este renunciou e coube ao vereador Ney Lopes Júnior a gestão da capital.
20013 – Carlos Eduardo Alves, prefeito eleito, deverá ser empossado prefeito de Natal

Fonte: G1/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!