quinta-feira, dezembro 13, 2012

Brasil vai enviar missões para Japão, China e África do Sul para explicar vaca louca


O governo brasileiro vai enviar missões oficiais para Japão, China e África do Sul para esclarecer o caso não clássico de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina), conhecido como mal da vaca louca, ocorrido em 2010 no Paraná e divulgado na sexta-feira (7). O anúncio das missões foi feito nesta quinta-feira (13) pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os três países foram os únicos que notificaram o governo brasileiro da interrupção temporária da importação de carne bovina do Brasil, segundo maior exportador mundial, até o momento. O Japão fez o anúncio sábado, no dia seguinte à divulgação do caso pelo Brasil, e China e África do Sul suspenderam as compras hoje.

O ministério diz que os países já receberam informações do governo brasileiro sobre o tema e que outros esclarecimentos serão prestados nos próximos dias. O secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz, informou em nota que "é natural, ao tomar conhecimento via imprensa, que a reação de alguns países seja de cautela".

Rússia, Irã e Venezuela dizem estudar a suspensão das importações da carne brasileira.

O ministério informou também que o Brasil está intensificando os contatos com os maiores importadores da carne bovina brasileira. "Serão prestadas todas as informações aos parceiros comerciais do Brasil em todo o mundo", diz nota do Mapa.

O secretário de defesa agropecuária da pasta, Ênio Marques, ressaltou no comunicado que "o rebanho brasileiro é de qualidade, o sistema veterinário brasileiro é um dos melhores do mundo e em breve as negociações serão normalizadas".

EXPORTAÇÕES

No acumulado do ano até outubro, o Brasil exportou 1,024 milhão de toneladas de carne bovina --somando miudezas, in natura e industrializados--, segundo dados do Agrostat (Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro).

No período, a China importou 10,1 mil toneladas de carne brasileira, o Japão adquiriu 1,3 mil toneladas e a África do Sul, 293 toneladas. Juntos, os três países respondem por apenas 1% das exportações brasileiras.

ENTENDA

A encefalite espongiforme bovina, nome científico do mal da vaca louca, foi identificada pela primeira vez no Reino Unido, em 1985. A doença provoca a degeneração do sistema nervoso central e se caracteriza pela aparição de sintomas de nervosismo nos bovinos, que os leva invariavelmente à morte em um período que pode variar de um a seis meses.

A doença preocupa as autoridades porque pode ser transmitida para humanos e provocar perda da função motora e morte. Nos humanos, a versão da encefalite espongiforme bovina leva o nome de mal de Creutzfeldt-Jakob.


Fonte: Folha de São Paulo/Cidade news Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!