quinta-feira, dezembro 13, 2012

Enfermeira de Kate criticou hospital antes de se enforcar, diz jornal

Reuters
Jacintha Saldanha, em foto divulgada pela policia; enfermeira que atendeu Kate foi encontrada morta
Jacintha Saldanha, em foto divulgada pela policia; enfermeira que atendeu Kate foi encontrada morta

Um dos três bilhetes deixados pela enfermeira Jacintha Saldanha, 46, que se suicidou depois de cair em um trote sobre a gravidez de Kate Middleton, em Londres, traz críticas a seus colegas de hospital. A informação sobre o conteúdo das mensagens foi publicada nesta quinta-feira pelo jornal britânico "Guardian" e parece formalizar a conexão entre o trote e a morte da mulher.

De acordo com o jornal, uma das notas trata do trote em si, outra de pedidos para o funeral, e a terceira de críticas à equipe do Hospital King Edward 7º.

Também nesta quinta foi divulgado relatório da necropsia de Saldanha, segundo o qual ela morreu enforcada. Foram encontrados ainda ferimentos em seus pulsos. Segundo a polícia, a enfermeira foi achada pendurada da porta de seu guarda-roupa, com um lenço, por um colega e um vigia da acomodação em que vivia, perto do hospital, no centro da capital britânica.

Dois dos bilhetes, afirma o jornal, foram encontrados perto do corpo. O terceiro estava entre os pertences da enfermeira.

Os familiares receberam cópias datilografadas dos bilhetes manuscritos que foram achados pela polícia, e a Scotland Yard investiga diversos e-mails enviados e recebidos e telefonemas feitos e recebidos por Saldanha entre a data do trote e a da morte.

No último dia 4, Saldanha, 46, mãe de duas crianças, atendeu a um telefonema no hospital, porque era cedo, e a recepcionista ainda não tinha chegado. Do outro lado da linha estavam Mel Greig e Michael Christian, da rádio 2Day FM, que, passando-se pela rainha Elizabeth 2ª e pelo príncipe Charles, faziam perguntas sobre o estado de saúde de Kate, internada por uma indisposição decorrente da gravidez.

Saldanha transferiu a chamada a uma colega responsável pelo atendimento a Kate e que, também enganada, deu aos radialistas detalhes do estado de saúde da duquesa de Cambridge.

O episódio foi motivo de embaraço para o hospital, que costuma receber membros da família real britânica. Publicamente, o hospital minimizou o trote, dizendo apenas que revisaria sua política para os atendimentos.

Também não há informações de que Saldanha tenha sido punida. Ela morreu três dias depois.

Nascida na Índia, Saldanha morava em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, há nove anos.

Na segunda-feira (10), em entrevista, os autores do trote disseram estar "abatidos" e "desconsolados" pela morte da enfermeira e pediram desculpas à família dela. Nesta quinta, o órgão regulador australiano anunciou que investigará a emissora pelo caso.

Southern Cross, a empresa proprietária da rádio, disse que doará suas receitas com publicidade até o final do ano para a família Saldanha, num mínimo de US$ 525 mil (R$ 1,1 milhão).

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!