segunda-feira, dezembro 10, 2012

Matéria do blog Cidade News Itaú gera polêmica entre vereadores da Câmara Municipal de Itaú



A 2º seção da Câmara dos Vereadores de Itaú-RN que parecia transcorrer sem nada fora da normalidade, acabou entre bate bocas. O desacordo entre os vereadores começou quando o Presidente da Câmara e da Seção Gildo Pinheiro (PR) concedeu espaço para que cada vereador expusessem assuntos do seu interesse, onde o Vereador José Filho Melo (PTB) começou parabenizando a iniciativa de uma proposta enviada por Caliandra Freitas a Câmara Municipal para apreciação dos vereados para aprovação da mesma.

Em seguida, o vereador Márcio Lima (PR) seguiu a mesma linhagem, quando parecia que seria colocado um ponto final em sua fala, o vereador criticou a atitude do vereador Paulo Moreira (PHS) por não ter assinado o projeto, que mesmo tendo seu voto a favor não assinou: “E, eu agradeço a todos que votaram a favor, só não entendi porque o colega Paulo não quis assinar, votou a favor mais na hora de assinar... mais é um direito seu” disse Márcio Lima.

Tudo isso só aconteceu porque de acordo com o vereador Paulo Moreira (PHS) o fato de o vereador Márcio Lima (PR) ter dito na plenária do dia 23 de novembro, que o mesmo não compareceu a reunião do dia, para não se comprometer. (Relembre aqui)

Frase essa postada pelo blog Cidade News Itaú, que rendeu o que falar na 2ª seção da Câmara desta sexta-feira (7). Onde o próprio vereador Márcio Lima (PR) reafirma que o Vereador Paulo Moreira ligou informando que não estaria presente na seção para não se comprometer.

As palavras do vereador Márcio Lima (PR) deixou o vereador Paulo Moreira (PHS) insatisfeito com a colocação do colega vereador. Justificando que no voto dele quem manda é ele, foi ai que o vereador Paulo Moreira (PHS) demonstrou insatisfação com o nobre colega, em matéria veicula pelo Jornal Cidade News e o Blog Cidade News Itaú, O vereador Márcio Lima (PR) sugeriu ao vereador Paulo Moreira (PHS) que solicitasse um requerimento ao blog Cidade News Itaú com a referida acusação.

Por isso informação aos nobres vereadores que não será necessário tamanho trabalho, pois aqui estamos disponibilizado o áudio na íntegra com a informação dada pelo vereador Márcio Lima (PR) na seção do dia 23 de novembro, como também o áudio da última sexta-feira que o mesmo reafirma uma ligação de Paulo Moreira (PHS) justificando a ausência na seção.

Ouçam:

Justificativa dada na Seção do dia 23 de Novembro.

Justificativa reafirmada pelo vereador na seção do dia 07 de Dezembro.

Em seguida o Presidente interferiu no diálogo dos vereadores, dizendo que o Vereador Paulo Moreira (PHS) teria o seu espaço para suas explicações. O Vereador Márcio Lima encerrou suas palavras abrindo espaço para o colega vereador apresentar suas justificativas.

O Vereador Paulo Moreira disse: “A minha maneira de fazer, de pedir, de dizer, de defender, isso é uma coisa que fizeram contra mim, claro que tem 6 vereadores aqui contra 1, ai eu estou contra o povo ou a o que é direito? Não, eu estou a favor do povo. Agora eu vou votar da maneira que eu vejo que tem de ser votado, não tendo! Não tem problema. No meu voto quem manda sou eu” Disse Paulo.

Um cidadão que estava ouvindo as justificativas do vereador Paulo Moreira (PHS) rebateu as declarações dadas pelo mesmo, colocando-o contra a parede: “A gente vê aqui as colocações tudo, agora o que, que é a favor do povo pra você? O voto contra ou o voto a favor? Por que veja bem, eu acredito que o que está sendo apresentado aqui é em beneficio ao povo, porque que houve o extravio de alguma coisa, se houve um desvio de alguma coisa, se a obra não está sedo concluída é porque o povo tem interesse, o ginásio, tem o problema la, da, da.... (neste momento o cidadão foi interrompido pelo vereador)  eu estou te fazendo uma pergunta só. Eu não estou aqui para te criticar, nem condenar, você é um vereador, você tem direito de votar sim ou não que é uma das coisas que eu já acho absurda o voto ser secreto, mais tudo bem, isso ai faz parte da legislação. A minha pergunta que eu estou dizendo pra você é o seguinte: Se você realmente estar  a favor do povo o que, que tanto você está contra? você não dá um a favor daqui” Questionou o popular. Em seguida o vereador Paulo Moreira (PHS) questionou “E eu estou fazendo o que?” o cidadão continuou: “Não, todo voto aqui é negativo, a favor agora você não quer assinar, então? Você acabou de dizer aqui tem 6 pessoas contra você e a vereadora, não é isso rapaz, a gente quer que a legislação aqui, que o poder, que a Câmara, ela tenha tá, saia daqui com uma imagem de que realmente, assim como Zé Filho disse, está aqui em beneficio ao povo, a população, vamos mudar Itaú, vamos fazer isso aqui de uma Itaú melhor, se faz uma Itaú melhor sabe o que? Vocês que estão ai no poder, fiscalizando e ajudando o povo”. Neste momento o Presidente da Câmera o vereador Gildo Pinheiro (PR) interrompeu o questionamento justificando que o Senhor não estava inscrito para falar na plenária.

O vereador Márcio Lima (PR) disse na reunião que não autorizou o blog a divulgar suas palavras. Correto nobre vereador, no entanto, a impressa assim como qualquer cidadão tem o direito de participar da plenária da câmara, e em seguida repassar as informações que acontecesse, situação essa tão comprovada que vocês vereadores queriam que as seções da câmara municipal fossem transmitidas ao vivo pela Rádio Cidade e posterior o blog Cidade News Itaú, que são um. Tendo assim, toda população Itauense a obrigação de o dever de saber todos os projetos assinados pelos vereados e principalmente aqueles que se opõem a isso.

A nossa equipe esteve sim, presente em todas as seções desde o dia 23 de Novembro até a última seção 7 dezembro, inclusive com todo material em áudio que comprovam a irresponsabilidade e falta de caráter de vereadores que fogem dos seus deveres e tentam justificar seus erros com questionamentos infundados.

A Rádio Cidade nunca foi vista pelo poder público do Municipio de Itaú-RN como um veiculo de comunicação que pudesse ajudar a classe política, mais sabem por quê? Porque nós que fazemos a Rádio Cidade e o Blog Cidade News Itaú, não somos manipulados pelos políticos do município, e imagina se nossas opiniões fossem colocadas nas matérias que veiculamos? Com certeza muitos dos políticos do nosso município estaria de cabelo em pé, pois o nosso jornalismo é feito de FATOS, usando as palavras de cada um de vocês para mostrar como vocês se perdem em suas próprias palavras e ações. Algo que parece não ter total importância para a população itauense, que em época de eleições cometem os mesmos erros, que tem nas mãos a chance de reverter essa situação e são coagidos a venderem seus votos pela situação de miséria vivida pelo brasileiro, onde a justiça e a própria legislação defende os erros dos políticos corruptos, assim como apontou o cidadão na plenária da câmara na última sexta-feira (07).

Assim como fomos informados por vereadores da Câmara do Municipio de Itaú que existe uma verba destinada pelos Ministérios da Cultura e do Turismo aos municípios para divulgações, sendo que, nem 1 centavo deste dinheiro, é destinado a Rádio Cidade ou representantes dela. E onde é investido esse dinheiro? Será mesmo preciso responder?

O Presidente da Câmara Vereador Gildo Pinheiro (PR) encerrou os trabalhos da Câmara relatando todos os fatos ocorridos na 2ª Seção, inclusive comprovando o que havíamos dito anteriormente; que as seções são abertas e democráticas, onde os blogueiros não fizessem desusos ou uso desnecessário com as informações, justificando que a equipe de reportagem deveria ter entrevistado os vereadores envolvidos no caso. Dizendo que o blog ou o programa não deveria ter postado tal matéria, pois os mesmos não deram entrevistas.

Acontece que o blog assim como o Cidade News repassou o que estava acontecendo na seção do dia 23 de novembro, quando os mesmos procuravam uma solução para o abastecimento da adutora dos sítios Angico Velho, Jerusalém e adjacências e citou a referida justificativa do descompromisso do vereador Paulo Moreira com  a população dos sítios. Vejo aqui que não haveria necessidade de entrevistá-lo, visto que, a intenção da matéria não era gerar polêmica entre os nobres vereadores e sim resolver uma situação de gravidade extrema existente no município. Se a carapuça serviu o problema já não nos pertence, o nosso dever é informar o que ocorreu sem aumentar nada, nem usar de partes de matérias de blogs ou sites, para justificar o erro de outros, como alguns blogueiros fazem, apenas para defenderem seus interesses.

A presença da nossa reportagem na Câmara de vereadores não é para defender bandeira, cor ou partido, mostramos apenas o que se passa em cada seção. Um direito que não é só da imprensa, e sim, de toda a população. Muito menos postamos qualquer frase infundada e denominamos de matéria sem a devida comprovação dos fatos.

Ouça na Integra o Áudio da discussão entre os vereadores.

Seção da Câmara de vereadores do Município de Itaú-RN no dia 07/12/12 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!