terça-feira, junho 05, 2012

Número 2 da Al Qaeda teria sido morto no Paquistão, dizem agências


O segundo na linha de sucessão da rede terrorista Al Qaeda teria morrido nesta segunda-feira em um ataque de um avião não tripulado no noroeste do Paquistão, de acordo com informações de funcionários do governo dos Estados Unidos aos jornais "The New York Times" e "Washington Post" e à agência Associated Press.

De acordo com os representantes americanos, Abu Yahya al Libi foi atingido em um bombardeio em que outras cinco pessoas morreram na província de Waiziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão, área controlada pela rede terrorista.

A informação não é confirmada oficialmente pelo governo americano e a morte do militante islâmico é negada pelo Paquistão, apesar de dizer que 12 pessoas morreram em um ataque de um avião não tripulado nesta segunda.

Os funcionários de Washington afirma que a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, sigla em inglês) está otimista que Libi esteja entre um dos mortos. O militante líbio é um dos responsáveis por manter a ofensiva da Al Qaeda contra o governo americano desde a morte de Osama bin Laden, em maio de 2011.

Libi é procurado pela CIA e Washington pagaria US$ 1 milhão de recompensa por informações que levem a seu paradeiro. O terrorista é considerado foragido desde que fugiu da base aérea de Bagram, no Afeganistão, em 2005.

O militante é responsável por todas as operações diárias da ramificação da rede terrorista no Paquistão e gerencia o alcance da organização nas afiliadas regionais em países da África e do Oriente Médio.

Caso seja confirmada, seria a morte mais importante a partir de um bombardeio do programa de aviões não tripulados dos Estados Unidos, que causa polêmica e reclamações sobre soberania especialmente de Paquistão e do Iêmen.

Fonte: Folha de são Paulo/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!