terça-feira, junho 05, 2012

Itep passará oito dias sem legista


Carlos Costa
Itep de Mossoró passa por sérias dificuldades estruturais
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) vai passar dois dias dessa semana sem médico legista para fazer a liberação dos corpos que derem entrada no órgão, vítimas de mortes violentas. A direção da unidade buscará uma hoje, em Natal, para cobrir a escala de plantões. A equipe que já era reduzida e não cobria a escala completa teve duas baixas neste mês. Só no fim de semana, foram quatro mortes violentas na região coberta pelo Itep.
O problema relacionado aos médicos-legistas do Itep de Mossoró se agravou nos últimos dias, quando um deles entrou de férias e o outro teve que se afastar por questões de saúde. A equipe já era reduzida e não estava conseguindo cobrir a escala mensal de plantão.
Pelo menos uma vez por mês, um dos plantões vinha ficando “descoberto”. Quando ocorriam mortes nesse dia, os corpos ficavam “presos” no órgão, à espera do médico que viria somente no dia seguinte.
Durante o fim de semana, a falta de médicos obrigou a direção da unidade a encaminhar dois corpos para o Itep de Caicó e de Natal, onde foram periciados e depois liberados.
De acordo com informações passadas por funcionários da unidade à reportagem, o diretor do Itep de Mossoró, Valentim Marinho, estará reunido ainda essa semana com a direção-geral da unidade e representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do RN.
Na recepção do Itep, um quadro deixa clara a falta de estrutura do órgão. Há um aviso informando que o estabelecimento não terá médico-legista na terça e sexta-feira.
Outros oito dias do mês de junho ficarão descobertos e não há previsão de resolução, pelo menos até esse momento.

AS MORTES
Durante o fim de semana, o Itep de Mossoró registrou quatro mortes violentas, sendo duas delas por acidente e uma por homicídio. O único assassinato do fim de semana ocorreu nesta cidade, no sábado passado.
O agricultor Francisco das Chagas Freitas Sobrinho tinha 52 anos e foi assassinado no sítio Alagoinha. A vítima morava em uma vila da Serra do Mel.
Na segunda-feira, o Itep registrou mais duas mortes violentas, sendo um fruto de um assassinato, em Umarizal, e outra num acidente em Ponta do Mel. A vítima do homicídio é Francisco Jardero da Silva Fernandes, que tinha 28 anos.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!