quarta-feira, dezembro 14, 2022

Roberto Jefferson será indiciado por incitação ao crime e injúria após pregar violência contra a guarda municipal de Juiz de Fora durante live

O ex-deputado Roberto Jefferson será indiciado por incitação ao crime e injúria por declarações feitas durante uma live com o vereador Sargento Mello Casal (PTB), de Juiz de Fora. O inquérito foi concluído pelo delegado Samuel Neri e será remetido à Justiça na quinta-feira (15).


Vereador de Juiz de Fora, Sargento Mello, e ex-deputado Roberto Jefferson durante live — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O g1 não conseguiu contato com a defesa do ex-deputado Roberto Jefferson.


Durante a transmissão, realizada em março de 2021, o ex-deputado disse que "precisa montar uma milícia e então pau na Guarda Municipal, pau para quebrar". Na ocasião, Jefferson e o vereador falavam sobre a situação da Covid-19 e da Guarda Municipal da cidade mineira.



Nesta quarta-feira (14), o delegado que atua na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora foi até o presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Rio de Janeiro, onde o ex-deputado está preso desde outubro deste ano.


“Durante as apurações, o vereador foi ouvido. Faltava concluir a investigação com o interrogatório do suspeito, que foi realizado nesta manhã. Ele fez o uso do seu direito em permanecer em silêncio durante as perguntas. Agora, o inquérito policial será remetido, em breve, à Justiça”, explicou Neri.


Segundo o delegado, a Polícia Civil concluiu que não houve crime por parte do vereador. “Mas um ofício será encaminhado à Câmara Municipal para análise de providências cabíveis”.


Live


Durante a live realizada em março de 2021, o vereador Sargento Mello Casal e Roberto Jefferson falavam sobre a situação da Covid-19 e atuação da Guarda Municipal.


Em determinado momento, o ex-deputado disse que "precisa montar uma milícia e então pau na Guarda Municipal, pau para quebrar". Na ocasião, o vereador de Juiz de Fora ponderou que "aqui em Juiz de Fora a Guarda e a PM são tranquilos".


Em nota, Sargento Mello Casal pediu desculpas "por não ter feito uma defesa incisiva, ainda durante a live, porque fui pego de surpresa com as declarações de Roberto Jefferson".


Manifestação Guarda Municipal


Dias após o ocorrido, guardas municipais estiveram na Câmara Municipal e realizaram uma manifestação contra a fala de Roberto Jefferson.


Na ocasião, o comandante Leandro Lisboa gravou um vídeo. "Tenho o prazer de comandar a Guarda Municipal de Juiz de Fora. Nós estamos aqui em frente à Casa do povo para manifestar o nosso total repúdio das falas criminosas contra nós".


"Queremos dizer que enquanto guardas municipais nós não nos intimidaremos. Somos cumpridores da lei. Estamos aqui atuando pela paz social e nenhum criminoso nos intimidará".

Pronunciamentos

Sargento Mello Casal


"Cada cidadão é responsável por suas afirmações. Na live realizada na última sexta-feira, nenhuma palavra foi proferida por mim que denegrisse a imagem da guarda municipal. Falávamos sobre as consequências de ações relacionadas ao Covid no Brasil quando o Presidente do PTB, Roberto Jefferson, fez suas declarações com relação à guarda. Afirmei na live que “ aqui em Juiz de Fora a Guarda e a PM eles estão tranquilos”. Peço desculpas por não ter feito uma defesa incisiva, ainda durante a live porque fui pego de surpresa com as declarações de Roberto Jefferson.

Minhas ações e conduta durante toda minha vida profissional na Polícia Militar e na vida pública enquanto vereador sempre foram da promoção da ordem e respeito às legislações, e em favor da valorização dos profissionais e entidades da segurança pública. E continuarei a fazê-lo.

Em relação à manifestação realizada na tarde de hoje em frente à Câmara Municipal, afirmo que toda manifestação é legítima, desde que cumpra a legislação vigente. E o próprio Estatuto da Guarda Municipal não permite a utilização de fardamento, equipamentos e veículos para quaisquer atos que não o efetivo cumprimento do seu dever. E tão pouco esta instituição ser usada como instrumento político para atingir este vereador. Desta feita, os fatos serão encaminhados às autoridade competentes".



Câmara de Juiz de Fora


"O momento que vivemos não é simples e nem de fácil solução. Assim fosse, não estaríamos em lockdown ou aguardando recursos para a saúde de toda a humanidade ao longo de um penoso ano. Tudo o que não é necessário, neste momento, é a interferência negativa alheia à realidade, na busca por saídas e melhorias na saúde para a população.

Posto isso, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) torna público seu repúdio às falas proferidas pelo presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, Sr. Roberto Jefferson, em live realizada conjuntamente com o vereador desta Casa Legislativa, Sargento Mello Casal (PTB), na última sexta-feira, 26.

As soluções, ao contrário do que prega parcela da sociedade, surgem pelo setor público; hoje trabalhando em nossa cidade por meio de uma conjunção imprescindível entre Legislativo, Executivo e setores acadêmicos, tão bem representados pela indubitável Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por iniciativas científicas.

Cabe ainda reafirmar o posicionamento institucional desta Casa Legislativa em defesa dos servidores públicos. Tanto os que atuam na linha de frente - exercendo suas atividades presencialmente em razão da imprescindibilidade destas - quanto aqueles que atualmente laboram remotamente merecem respeito. Contemporaneamente temos presenciado tentativas de vilanização do funcionalismo público, razão pela qual não podemos nos furtar de manifestarmo-nos na salvaguarda desta categoria que, atuando no atendimento das demandas populacionais, se caracteriza como o alicerce da construção de uma sociedade.

Recebemos com perplexidade e indignação o estímulo à cultura do ódio, o fomento a práticas típicas de regimes totalitários e o ataque às instituições locais e ao funcionalismo público.

Ressaltamos o sério trabalho realizado pela Guarda Municipal de Juiz de Fora (GMJF), que sempre atuou com brilhantismo dentro de suas prerrogativas legais. Agora, durante o delicado período pandêmico, a GMJF permanece desenvolvendo uma importante função, ao lado dos Fiscais de Posturas, na linha de frente de ações de fiscalização do cumprimento das normas que visam a garantir a saúde de cidadãs e cidadãos. Ações essas fruto direto dos esforços não só do Executivo, mas também de cada cidadã e cidadão que se propõe a levantar a cada dia e seguir a jornada de batalhar pelo bem-estar coletivo neste momento de pandemia.

Por fim, registramos nossa veemente repulsa à maneira desrespeitosa utilizada para se referir à Chefe do Poder Executivo de Juiz de Fora, Prefeita Margarida Salomão. A Câmara Municipal de Juiz de Fora preza e luta pelo permanente respeito com o qual esta Casa Legislativa deve agir quanto ao Poder Executivo. Nossa missão deve ser a atuação norteada pelo dever da fiscalização dos atos e o estabelecimento de uma relação independente e harmônica, primando pelo atendimento do amplo interesse público".



Guarda Municipal


Nota da Guarda Municipal — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!