quarta-feira, dezembro 14, 2022

Ibovespa fecha em alta apesar de tombo da Petrobras

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, passou o dia em queda nesta quarta-feira (14), mas virou ao final do pregão e fechou com ganhos. A alta veio apesar do tombo registrado pelas ações da Petrobras, que sofreram com a aprovação na Câmara do texto-base de um projeto de lei que modifica a Lei das Estatais.


Ibovespa opera em queda — Foto: Freepik


O Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,20%, aos 103.745 pontos. Veja mais cotações.


As ações ordinárias da Petrobras caíram 9,8%. Os papeis do Banco do Brasil também tiveram queda acentuada, de 2,48%.



Com o resultado, a bolsa acumula queda de 7,77% no mês, e de 1,03% no ano.


Já o dólar fechou em queda neste pregão.


LEIA TAMBÉM:


ENTENDA: Por que a PEC da Transição deixou o mercado 'nervoso'?

PEC: Veja quais são os próximos passos da proposta no Congresso

EM ALTA: Como o dólar valorizado afeta a todos


O que está mexendo com os mercados?

A pauta política dominou os mercados neste pregão. Na terça, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou os primeiros nomes de sua equipe: o economista e ex-banqueiro Gabriel Galípolo, que será o secretário-executivo (número 2 da pasta), e o economista Bernard Appy, que será secretário especial para lidar com a reforma tributária.


Após os anúncios, Haddad discursou para a imprensa e comentou sobre diversos assuntos, que ajudaram a trazer volatilidade para o mercado. O futuro ministro disse que a aprovação da PEC da Transição e do Orçamento de 2023 são fundamentais para que o novo governo possa definir pautas econômicas importantes.


Ainda no campo político, na noite de terça a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base de um projeto de lei que modifica a Lei das Estatais, flexibilizando a nomeação de de políticos para presidência e diretorias de empresas públicas. Atualmente, é necessário um intervalo de 36 meses para que um político tenha uma nomeação e o projeto de lei prevê modificação do prazo para 30 dias.


A aprovação aumenta a percepção de risco fiscal e de possível ingerência política no comando dessas companhias, o que tem provocado uma queda acentuada na cotação de empresas estatais neste pregão, com destaque para a Petrobras e o Banco do Brasil.


No cenário externo, o banco central dos Estados Unidos elevou a taxa básica de juros do país para 4,5%, o maior patamar desde 2007.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!