segunda-feira, outubro 18, 2021

Embarcação da Marinha brasileira 'Cisne Branco' bate em ponte no Equador

A embarcação da Marinha brasileira conhecida como Cisne Branco sofreu nesta segunda-feira (18) um acidente ao bater em uma ponte para pedestres perto de Guayaquil, no Equador.


MAPA - Acidente com Cisne Branco no Equador — Foto: g1


Pelas imagens, é possível ver a embarcação com dificuldades para manobrar sobre a ponte — uma ligação para pedestres entre o continente e a ilha Santay, uma grande área de mata protegida onde mora um pequeno grupo de pessoas.


O Cisne Branco chega a se inclinar ao colidir com a construção e, aparentemente, fica preso, enquanto a forte correnteza segue rio abaixo. A ponte onde ocorreu o acidente tem uma passagem para navios, e dá para ver que a embarcação da Marinha brasileira não conseguiu passar por essa abertura.



Imagens capturadas depois do acidente pela agência France Presse mostram que um dos mastros sofreu avarias.


Mastro do Cisne Branco ficou quebrado após choque com uma ponte para pedestres em Guayaquil, Equador, nesta segunda (18) — Foto: Fernando Méndez / AFP


Em nota, a Marinha do Equador disse que o barco brasileiro fazia uma manobra para zarpar no rio Guayas com auxílio de um rebocador quando bateu na ponte. Ainda segundo o órgão militar equatoriano, as autoridades colocaram em prática um protocolo de emergência.


Cisne Branco, embarcação militar brasileira, em foto tirada nesta segunda-feira (18) após se chocar com uma ponte para pedestres em Guayaquil, no Equador — Foto: Fernando Méndez / AFP


A Marinha do Equador também disse que está "trabalhando para cuidar da vida humana" e afirma que vai se pronunciar quando houver mais informação sobre o acidente. Não há por enquanto detalhes sobre as causas do incidente nem sobre eventuais feridos.



Maior cidade do país, Guayaquil tem o principal porto do Equador e é uma das portas de entrada do Pacífico para a América do Sul. O centro urbano é banhado pela foz do rio Guayas, que liga o oceano à parte mais baixa do interior equatoriano.


O que é o Cisne Branco?


Navio 'Cisne Branco' — Foto: Marinha do Brasil/Divulgação


Segundo a Marinha, o Cisne Branco "exerce funções diplomáticas e de relações públicas". "A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais", diz a autoridade militar brasileira.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!